A Prefeitura de Itabirito, na região central de Minas Gerais, por meio da Controladoria-Geral, implementou um novo recurso tecnológico que promete revolucionar os processos de auditoria no setor público municipal. O robô Lumen, desenvolvido na plataforma Power Automate da Microsoft, foi criado para trazer agilidade, transparência e precisão nas análises de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
Fruto de uma capacitação oferecida pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, o Lumen é uma ferramenta que executa automaticamente todas as etapas da avaliação de risco dessas organizações. Desde a coleta de dados até a geração dos relatórios finais, o robô atua de forma autônoma, otimizando tempo e recursos da administração pública.
De acordo com o auditor do Controle Interno e líder do desenvolvimento do robô, Rangel Marçal, o Lumen permite uma significativa economia de tempo, reduz falhas humanas e fortalece os mecanismos de integridade.
“A ferramenta realiza uma análise abrangente de dados como razão social, CNPJ, CNAE, registros na Ouvidoria Municipal, certidões negativas da CGU, CEIS, CNEP, CEPIM, informações em portais da transparência e levantamentos judiciais no TJMG”, detalha.
Além dos benefícios operacionais, o robô simboliza o compromisso da gestão pública com a inovação e a prestação de contas. Para a controladora-geral do município, Daniela Orlandi:
“A inovação tecnológica deixou de ser um diferencial para se tornar uma exigência. Fortalecer as equipes e investir em capacitação é fundamental para oferecer uma administração mais eficiente e conectada com as necessidades reais da sociedade”.
Com o Lumen, Itabirito se destaca como referência em modernização da gestão pública municipal. A nova tecnologia contribui diretamente para decisões mais seguras, uma cultura de prevenção de riscos e a valorização do interesse coletivo.