Na última quinta-feira (29 de maio de 2025), o Governo de Minas Gerais promoveu uma ação educativa e de escuta na BR-356, trecho na saída para o Rio de Janeiro, integrando a campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar sobre segurança no trânsito. A iniciativa foi conduzida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG).
Durante a ação, motoristas e passageiros foram abordados em uma blitz educativa, onde receberam panfletos informativos sobre segurança viária e também sobre os canais oficiais do Governo para registro de denúncias, reclamações, sugestões, elogios e solicitações relacionadas aos serviços públicos estaduais, especialmente temas vinculados à mobilidade urbana e trânsito.
O movimento Maio Amarelo, iniciativa internacional, tem como objetivo reduzir acidentes de trânsito e este ano traz o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, reforçando o papel de cada cidadão na construção de um trânsito mais seguro.
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Rodrigo Tavares, diretor-geral do DER-MG, destacou a pioneirismo da instituição em promover educação para o trânsito em Minas Gerais e no Brasil, ressaltando o compromisso com ações em todas as regiões do estado, incluindo atividades interativas, treinamentos em empresas e escolas.
A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, enfatizou a importância da Ouvidoria Móvel na promoção da cidadania e na aproximação do Estado com a população, fortalecendo a escuta ativa em ações conjuntas.
A ouvidora de Polícia da OGE/MG, Geórgia Ribeiro Rocha, que também participou da ação, reforçou o papel fundamental do diálogo direto com a população para garantir políticas públicas mais efetivas na segurança no trânsito, orientando os motoristas sobre os canais oficiais para sugestões e denúncias.
Ouvidoria Móvel
O programa Ouvidoria Móvel, iniciativa da OGE/MG, leva atendimento presencial ao cidadão em pontos estratégicos das cidades, como praças públicas e eventos com grande movimentação, utilizando um ônibus caracterizado da ouvidoria e estandes fixos ou itinerantes.
Além do atendimento presencial, os cidadãos podem se manifestar pela Ouvidoria-Geral do Estado por meio dos seguintes canais oficiais:
- Bel, atendente virtual via WhatsApp: (31) 3915-2022
- Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
- Aplicativo MGApp, disponível para Android e iOS
- Telefones: 162 (Disque-Ouvidoria) e 136 (Disque-Saúde)