Angelo Oswaldo é eleito presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais

A eleição ocorreu na última quarta-feira (29), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com a presença de autoridades e representantes das cidades-membro.

COMPARTILHE:

Prefeito de Ouro Preto assume a presidência da ACHMG para o biênio 2025-2026, com foco no desenvolvimento do turismo e valorização cultural. Foto = divulgação Prefeitura de Ouro Preto.
Prefeito de Ouro Preto assume a presidência da ACHMG para o biênio 2025-2026, com foco no desenvolvimento do turismo e valorização cultural. Foto = divulgação Prefeitura de Ouro Preto.

Na última quarta-feira (29 de janeiro de 2025), durante a assembleia-geral realizada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, foi eleito presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) para o biênio 2025-2026. O evento contou com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, e representantes das cidades-membro.

A nova diretoria da ACHMG também inclui o prefeito de Diamantina, Geferson Burgarelli, como vice-presidente, e o prefeito de Santa Bárbara, Alcemir Moreira, como segundo vice-presidente.

Angelo Oswaldo, membro fundador da ACHMG, reafirmou o compromisso da gestão com o desenvolvimento do turismo e a valorização cultural do estado.

“Minas Gerais é o estado com maior entrada de turistas do país e o nosso forte é a cultura. Temos um elenco rico e com atrativos diversificados, que fazem com que as pessoas venham, gerando rentabilidade e emprego”, destacou o presidente, enfatizando que Minas Gerais possui cerca de 50% do acervo histórico do Brasil e atrai visitantes do mundo inteiro.

Homenagens:

Prefeitos de diversas cidades manifestaram-se positivamente sobre a eleição de Angelo Oswaldo à presidência da ACHMG. O prefeito de Lagoa Santa, Breno Salomão, afirmou:

“Aquele que me estimulou a trabalhar na Cultura. Uma inspiração pelo intelecto, bondade e conhecimento”. O chefe do Executivo de Congonhas, Anderson Cabido, destacou a importância de um bom gestor: “É um dos prefeitos mais notáveis que irá conduzir essa associação, que já contribuiu muito para as nossas cidades”.

Sobre a ACHMG:

Fundada em 2003, a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais conta com 35 cidades-membro, incluindo quatro patrimônios mundiais pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco): Ouro Preto (Cidade Histórica), Diamantina (Centro Histórico), Belo Horizonte (Complexo da Pampulha) e Congonhas (Santuário Bom Jesus de Matosinhos).

Entre as ações promovidas pela ACHMG estão o auxílio e orientação aos municípios nos projetos de preservação, manutenção e divulgação do acervo cultural, arquitetônico, histórico, paisagístico e natural de Minas Gerais. A associação também busca apoio e parcerias para a realização de grandes eventos, como o Carnaval e a Semana Santa.

Os outros municípios integrantes da ACHMG são Brumadinho, Baependi, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Conceição do Mato Dentro, Caeté, Catas Altas, Cataguases, Congonhas, Campanha, Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, Grão Mogol, Itabira, Itabirito, Itapecerica, Januária, Lagoa Santa, Mariana, Nova Era, Ouro Preto, Ouro Branco, Paracatu, Piranga, Pitangui, Prados, Raposos, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Bárbara, Serro, São João del-Rei, São Thomé das Letras, Sabará, Santa Luzia e Tiradentes.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

+ recomendação

Isso vai fechar em 20 segundos

Rolar para cima