Na última sexta-feira (17 de janeiro de 2025), a EPR Via Mineira deu início à instalação de Sensores Automáticos de Tráfego (SAT) entre os quilômetros 546 e 550 da BR-040, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Os trabalhos, que ocorrerão em horários diferenciados ao longo dos próximos dias, incluem interdições alternadas de uma faixa de rolamento por vez no sentido BH, sem afetar o tráfego no sentido Juiz de Fora.
Para minimizar o impacto, as intervenções nos dias de semana estão sendo realizadas no período noturno, das 22h às 5h. A conclusão está prevista para o outro sábado (25 de janeiro).
Os dispositivos, essenciais para o monitoramento do fluxo de veículos, vão contribuir para o planejamento operacional e a manutenção da rodovia. De acordo com o coordenador de Operações da EPR Via Mineira, Luiz Rodrigues, os chamados contadores de veículos são equipamentos de alta tecnologia com papel estratégico na gestão do tráfego.
“Esses dispositivos permitem monitorar o fluxo e os tipos de veículos com maior precisão. As informações coletadas vão auxiliar na tomada de decisões para melhorias operacionais, garantindo viagens mais seguras e eficientes para todos os usuários”, afirmou.
A instalação, que envolve sensores aplicados diretamente no pavimento, é um processo técnico e detalhado. Durante o período de obras, o trecho estará devidamente sinalizado para garantir a segurança de motoristas e das equipes.
A EPR Via Mineira solicita a colaboração de todos os motoristas, reforçando a importância de atenção redobrada e respeito às sinalizações no local.
Cronograma das Interdições:
- Dias de semana: 22h às 5h
- Sábado (25): 10h às 20h
Além da EPR Via Mineira, o grupo administra outras quatro concessões, que totalizam mais de 2,3 mil quilômetros de rodovias, sendo: o lote 2 do Programa de Concessões Federal no Paraná (EPR Litoral Pioneiro) e três concessões junto ao Governo do Estado de Minas Gerais (EPR Triângulo, EPR Sul de Minas e EPR Vias do Café).