A 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontecerá de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, apresenta uma programação formativa diversificada e gratuita para públicos adultos, jovens e infantis, abordando temas que vão da dramaturgia à direção de cinema. Ao todo, são 260 vagas distribuídas em 12 atividades formativas, incluindo nove oficinas, dois laboratórios e a novidade desta edição: a Residência Crítica, um programa de imersão em crítica e debates sobre cinema brasileiro.
Inscrições e programação
As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 12 de janeiro pelo site mostratiradentes.com.br/formacao-2.
Raquel Hallak, coordenadora geral da Mostra, destaca a importância das atividades para o desenvolvimento do setor audiovisual e a descoberta de novos talentos. “Investir em formação fortalece a indústria audiovisual e promove trocas valiosas entre participantes e especialistas, ampliando o repertório técnico e crítico dos envolvidos”, explica.
Residência crítica
A grande novidade desta edição é a Residência Crítica, um programa que selecionará seis participantes para uma vivência em crítica e debates sobre cinema brasileiro contemporâneo, com produção de textos publicados no blog da Residência. Coordenada por Cleber Eduardo e Francis Vogner dos Reis, a Residência contará com mentoria de Bernardo Oliveira, Ewerton Belico e Alana Falcão, além de palestras com Camila Vieira, Juliano Gomes e Lorenna Rocha. O programa ocorrerá de 26 a 31 de janeiro e é destinado a jovens de 20 a 35 anos com experiência prévia em crítica.
Oficinas para o público adulto
Entre as oficinas, destaca-se a “Assistência de Direção para Cinema”, ministrada por Renan Barbosa Brandão, e a “Introdução à Produção Executiva no Audiovisual”, com Camilo Cavalcanti. Outras oficinas incluem “Dramaturgias do Corpoespaço” com Marcelo Aquino, “Oficina Prática de Argumento” com Ana Pacheco, e “A Criação no Documentário e o Documentário de Criação” com Joel Pizzini.
Oficinas para o público jovem
Para o público jovem, a Mostra oferece a oficina “Fazendo Cinema”, com Anna Rosaura Trancoso e Claudio Keim Doreto, além de “Fotografia de Making Of” com Bete Bullara e “Cinema, Artes Plásticas e Meio Ambiente” com Daniella Penna.
Laboratórios para projetos de longas
A Mostra também oferece dois laboratórios: o Cinemundi Lab para projetos de longa de ficção e o Laboratório de Projetos de Documentário | Imersão DocBrasil. Ambos os laboratórios já tiveram suas inscrições encerradas.
Sobre a Mostra de Cinema de Tiradentes
A Mostra de Cinema de Tiradentes é o maior evento do cinema brasileiro contemporâneo, reunindo formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual. Em sua 28ª edição, o evento acontecerá em formato híbrido, online e presencial, apresentando uma programação rica e abrangente, incluindo pré-estreias nacionais, seminários, debates e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no site mostratiradentes.com.br.