A Prefeitura de Itabirito, na região central de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou na manhã de segunda-feira, (23 de dezembro de 2024), o lançamento da pedra fundamental da Unidade de Conservação Floresta Natural Municipal da Grota da Mina. A cerimônia ocorreu no bairro Funcionários e reuniu autoridades municipais, ambientalistas e moradores da região.
“Hoje damos mais um passo importante na preservação do nosso patrimônio natural. A criação desta unidade de conservação reforça o compromisso da nossa gestão com a sustentabilidade e o legado ambiental que queremos deixar para as futuras gerações”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.
A Unidade de Conservação Floresta Natural Municipal da Grota da Mina foi criada através do Decreto nº 14.715 de 2023 e abrange uma área de aproximadamente 12 hectares localizada na região central de Itabirito. Seu principal objetivo é proteger a biodiversidade e a geodiversidade locais, preservando fragmentos de Mata Atlântica, desenvolvendo estudos para a recuperação do campo rupestre e destacando as características geológicas de relevância ambiental.
“A criação desta unidade é um marco para Itabirito. Além de proteger o meio ambiente, ela será um espaço de lazer, educação ambiental, contemplação da paisagem e convivência para a população, especialmente para as crianças, que terão a oportunidade de aprender mais sobre a importância da conservação da natureza. Devemos trazer os escoteiros para serem parceiros na conservação e nas visitas guiadas nessa nova unidade de conservação municipal”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Frederico Leite.
O evento foi um marco importante para a cidade, simbolizando um avanço na proteção e valorização do meio ambiente local.