Nesta última sexta-feira (13 de dezembro de 2024), a Prefeitura de Itabirito, na região central de Minas Gerais, através da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, reinaugurou o Cine Teatro, agora nomeado Liz Bastos. A cerimônia contou com a presença de autoridades, servidores públicos, familiares da homenageada e a população em geral.
A reinauguração teve apresentações da Corporação Musical União Itabiritense, do coral Os Canarinhos de Itabirito e da Mimulus Cia de Dança. “Reinaugurar este espaço tão simbólico para Itabirito é um grande sonho sendo realizado. A história do Cine Teatro se funde com a rica história da cidade e marca a trajetória de muitas pessoas que, por meio dele, viveram momentos de glória no palco e na plateia, como a grande e querida pianista Liz Bastos. A grandiosidade deste prédio é digna de uma cerimônia emocionante e mágica como esta”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.
Um Passeio pela história
Inaugurado em junho de 1959, no Complexo Turístico da Estação, o então Cine Pax revolucionou o entretenimento em Itabirito com exibições cinematográficas e peças teatrais. Gerido pela Companhia Melhoramentos de Itabirito, o local proporcionou lazer e cultura à comunidade. Em 1999, a Prefeitura desapropriou o imóvel, incorporando-o aos bens do município.
O Cine Teatro passou a ser gerido pela Administração dos Centros Culturais e foi utilizado para diversas atividades culturais até 2007, quando a necessidade de reformas fez com que o espaço fosse fechado. A viabilização dos recursos para a reforma veio a partir de 2022.
“A entrega do Cine Teatro completamente reformado e equipado tem imensa importância para o município e demonstra nosso cuidado com a arte e a cultura daqui. Os itabiritenses voltam a ter a referência de um espaço adequado e apto a proporcionar momentos de alegria à cidade. Esta reinauguração representa a abertura de uma nova era para as artes em Itabirito e a possibilidade de trazer grandes espetáculos”, reforçou a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Júnia Melillo.
Investimento e estrutura
A reforma do Cine Teatro foi realizada com recursos do município e da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), totalizando mais de R$ 18,8 milhões. O espaço possui mais de 1.260 m² e capacidade para até 571 pessoas sentadas. A arquitetura de 1959 foi preservada, incluindo detalhes da fachada, com adaptações internas para acessibilidade e conforto, como estacionamento e cafeteria.
A obra incluiu a restauração de equipamentos de projeção, tela e móveis da década de 1950, mantendo a originalidade. Foram utilizados mais de 52 mil quilos de aço e investidos mais de R$ 7,5 milhões em detalhes modernos de iluminação, acústica e projeção, compatíveis com os melhores teatros do país e da Europa.
Homenagem a Liz Bastos
Liz Cândida Bastos, nascida em Belo Horizonte, dedicou sua vida à música e se estabeleceu em Itabirito após casar-se com Gilberto Alves Ferreira Bastos. Graduada pelo Conservatório Mineiro de Música, criou um método próprio de ensino de piano e formou inúmeros artistas. Liz Bastos foi reconhecida como cidadã honorária de Itabirito e faleceu em 2018, deixando um legado artístico e pedagógico.
“Uma emoção sem tamanho. Estamos todos muito felizes e agradecidos. É um prazer sentirmos o valor da nossa mãe além da maternidade. Ela deixa um legado artístico, pedagógico e uma contribuição política e feminina na sociedade itabiritense”, enfatizou Anna Elizabeth Bastos, filha de Liz Bastos.
No sábado (14 de dezembro), o Cine Teatro Liz Bastos homenageou a pianista com apresentações de Folia de Reis, documentário sobre sua vida e um espetáculo de dança figurado por Beth Bastos.
Neste domingo (15 de dezembro), às 20h, será realizado um Concerto Natalino no Cine Teatro. O evento contará com a participação da Corporação Musical Santa Cecília e da Corporação Musical União Itabiritense, que irão proporcionar um grande espetáculo.
O teatro é tombado pelo Conselho de Patrimônio Histórico do Município.