Sistema de alertas da Defesa Civil assusta moradores de Belo Horizonte

A ferramenta, a ser ativada nos estados do Sul e Sudeste, visa alertar e orientar moradores de áreas vulneráveis, com planos de expansão para todo o país até 2025.

COMPARTILHE:

Moradores recebem mensagens e apitos sonoros em teste para sinalização de desastres. Foto = reprodução redes sociais.
Moradores recebem mensagens e apitos sonoros em teste para sinalização de desastres. Foto = reprodução redes sociais.

Na tarde deste último domingo (1 de dezembro de 2024), moradores de Belo Horizonte, Capital de Minas Gerais, receberam mensagens e apitos sonoros em seus celulares como parte de um teste do sistema Defesa Civil Alerta, desenvolvido pelo governo federal. O objetivo é alertar sobre riscos de desastres e orientar moradores de áreas vulneráveis.

Em uma página dedicada à cidade de Belo Horizonte, intitulada “BH É MEU PAÍS“, foi publicado um post sobre o recente alerta de Defesa Civil. O barulho inesperado causou grande susto na população, resultando em uma série de memes e comentários humorísticos nas redes sociais. Entre as reações, destacaram-se frases como:

“Gente, eu quase caí da cadeira com o susto que levei, achei que tava rolando um ataque” e “Eu vi até o filminho da minha vida”.

aSAsas
Imagem = reprodução Instagram BH É MEU PAÍS.

Os avisos foram enviados automaticamente para aparelhos com tecnologia 4G ou 5G, mesmo em modo silencioso e sem a necessidade de cadastro prévio. A ferramenta será oficialmente ativada nos estados do Sul e Sudeste a partir de quarta-feira (4 de dezembro de 2024), com a meta de atender 113 milhões de brasileiros.

“A Defesa Civil de Belo Horizonte aguarda a liberação do governo federal para utilizar a ferramenta, que visa complementar outros sistemas de emergência, alertando e orientando moradores de áreas com risco iminente de desastres”, comunicou a prefeitura.

Em agosto, 11 cidades foram as primeiras a receber a tecnologia, incluindo Roca Sales (RS), Blumenau (SC), Morretes (PR) e São Sebastião (SP). Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, 87% da população dessas localidades aprovou o alerta.

No sábado (30 de novembro de 2024), o sistema também foi testado em 36 cidades do Rio Grande do Sul. A previsão é que o sistema esteja operando em todo o país até 2025, com uma reunião marcada para dezembro para discutir a expansão para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Como funciona o alerta

A ferramenta, criada pela Defesa Civil Nacional e a Anatel, emite um bipe contínuo através da rede de telefonia celular. Durante o teste, os telefones vibraram e emitiram um sinal sonoro de cerca de 10 segundos, exibindo uma mensagem de alerta que se sobrepõe ao conteúdo na tela.

Moradores de municípios vizinhos também podem receber o aviso devido à proximidade das torres de sinal.

Tipos de alerta

  • Alerta Extremo: Urgência imediata, população deve adotar medidas de autoproteção imediatamente. Emite um sinal sonoro semelhante a uma sirene.
  • Alerta Severo: Urgência não imediata, população tem mais tempo para se preparar e se proteger. Emite um “beep” semelhante a um SMS.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

+ recomendação

Isso vai fechar em 20 segundos

Rolar para cima