Entre os dias 11 e 17 de fevereiro, a cidade de Itabirito, na região central de Minas Gerais, receberá o “Meu Carnaval 2026”, evento reformulado após consulta pública realizada no ano passado. A festa, considerada uma das mais tradicionais do interior mineiro, promete unir diversão e valorização cultural.
A abertura será no Centro Histórico, na quarta-feira, com o desfile do Bloco Zé Pereira, reconhecido como bem cultural imaterial do município, além da participação da Corporação Musical União Itabiritense e do Bloco Apressado Come Cru.
De quinta-feira (12) até terça-feira (17), o Circuito Central terá programação diversificada, das marchinhas ao axé, com blocos como Gaiola das Loucas, Bandalheira e os Cordões da Velha e da Nova. Ao todo, serão 62 shows distribuídos entre o trio elétrico e palcos montados no Complexo Turístico da Estação, em São Gonçalo do Bação e no Acuruí.
A Praça da Estação será o principal espaço da folia, com dois palcos, praça de alimentação, Tenda da Diversidade, espaço kids, área destinada a pessoas com deficiência (PCDs) e ponto de informações turísticas. O local também contará com o funcionamento da Estação Criativa e do Vagão do Pastel de Angu.
Para garantir segurança e bem-estar, haverá postos médicos, observatórios da Polícia Militar, apoio do Corpo de Bombeiros, ambulâncias e viaturas de serviço. A infraestrutura contará com mais de 200 banheiros químicos, incluindo sete unidades adaptadas para PCDs.
Segundo a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Júnia Melillo, a reformulação foi necessária diante da expansão do Carnaval de Belo Horizonte, que reduziu a participação de foliões nos municípios do interior. O novo formato segue diretrizes do Plano Participativo de Políticas Públicas e Culturais para o Carnaval, com foco na valorização das tradições locais e inclusão social.


