O distrito de Santo Antônio do Leite, em Ouro Preto, região central de Minas Gerais, será palco amanhã, sexta-feira (5 de dezembro de 2025), do encerramento do ciclo anual do projeto Sextas Abertas, promovido pela FAOP. A programação, que se estenderá das 9h às 22h, reúne oficinas, feira de artesanato, espetáculo teatral e shows que prometem marcar a diversidade cultural da região.
O grande destaque da noite será a apresentação do grupo de pagode Doce Trapaça, que celebra mais de 10 anos de trajetória e anunciará a gravação de seu primeiro audiovisual para agosto de 2026, no bairro Alto das Dores, em Ouro Preto. A banda, conhecida por encontros quinzenais no tradicional Espetinho Resenha, já dividiu palco com nomes como Nosso Sentimento, Pixote e Dilsinho, além de presença constante em eventos como o Carnaval de Ouro Preto e Mariana e o Samba na Praça.
Antes do grupo, o público poderá acompanhar o set afro-latino da DJ Bellaquita, artista colombiana radicada no Brasil desde 2016. Natural de Sogamoso, na região andina da Colômbia, ela iniciou sua carreira como DJ em 2025, trazendo influências de quase uma década de estudos e vivências culturais latino-americanas.
A literatura também terá espaço com o lançamento do livro “Antes que o Amanhã Aconteça”, seguido de bate-papo com o autor, Jefferson da Fonseca, morador de Santo Antônio do Leite. Com carreira iniciada em 1992, o escritor acumula prêmios no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Rússia, além de atuação no teatro, TV e cinema.
A programação inclui oficinas de culinária natalina (a partir de 18 anos), feltragem em lã (a partir de 16 anos), joalheria (a partir de 15 anos) e criação em madeira para crianças de 7 a 12 anos. Haverá ainda feira de arte e gastronomia, além do espetáculo teatral “1, 2, 3… Testando”, da Cia. Circunstância.


