Na noite da última segunda-feira (6 de outubro de 2025), por volta das 23h03, a Polícia Militar foi acionada para investigar um furto de peças metálicas às margens da Ferrovia do Aço, na altura do km 338+120, distrito de São Gonçalo do Bação, em Itabirito, região central de Minas Gerais.
A denúncia partiu da equipe de escolta armada da empresa Engeseg, após um maquinista da MRS Logística relatar à central que quatro indivíduos, em dois veículos, uma Fiat/Strada prata e outro automóvel escuro com carretinha amarela, estavam retirando materiais do Pátio Ferroviário. Os itens furtados incluíam placas de apoio e parafusos tipo tirefond, usados na fixação dos trilhos aos dormentes.
Após a fuga dos suspeitos pela estrada que liga São Gonçalo do Bação ao bairro Córrego do Bação, a PM iniciou rastreamento e repassou as informações às viaturas do turno. Pouco depois, a equipe da Engeseg visualizou um veículo com carretinha semelhante à usada na ação entrando no perímetro urbano de Itabirito.
A Polícia Militar abordou o automóvel Renault/Logan EXP, cor marrom, com reboque amarelo. No interior da carretinha estavam os materiais furtados. Os ocupantes, dois homens de 34 e 39 anos, alegaram trabalhar com reciclagem e desconhecer a origem ilícita dos itens. Disseram não conhecer os demais envolvidos que estavam na Fiat/Strada.
A abordagem ocorreu em local ermo e afastado da via principal. Dada a grande quantidade e peso dos materiais, o COPOM fez contato com a CEPOLC, que autorizou a restituição dos itens à MRS Logística.
Os suspeitos foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Celso Matos da Silva, na mesma cidade, local para avaliação médica e, posteriormente, à Delegacia de Plantão. Os veículos utilizados na ação foram removidos. O Renault/Logan estava registrado, mas não licenciado para o exercício de 2024, sendo lavrado o Auto de Infração de Trânsito correspondente.