Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, recebeu, na terça-feira (23 de setembro de 2025), uma das ações do festival internacional Latino Graff, que tem como tema “A Selva Renasce”. O evento promove o intercâmbio entre artistas da América Latina e da Europa, com foco na produção de arte urbana em espaços públicos.
No distrito de Amarantina, cerca de 30 estudantes com idades entre 10 e 15 anos participaram de uma oficina artística na Escola Municipal Professor Raimundo Felicíssimo. A atividade resultou na pintura das paredes da instituição, que ganhou novas cores e formas criadas pelos próprios alunos.
A oficina foi conduzida pelos artistas franceses Takir e Licea, com acompanhamento do coordenador do festival, o colombiano Daniel Virgüez.
“Apesar de não falarmos a mesma língua, nos comunicamos através da arte. Os alunos criaram seu próprio mural, e isso mostra que gestos também constroem pontes entre culturas”, destacou Virgüez.
Além da ação em Amarantina, o festival realizou intervenções no Centro de Vivência do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), onde foram criados dois painéis artísticos.