Ouro Preto: álbum de figurinhas resgata história de Engenheiro Corrêa com 3 igrejas e 1 estação

O projeto também valoriza acervos fotográficos inéditos e conta com apoio de empresas e moradores.

COMPARTILHE:

Publicação interativa celebra legado cultural de Engenheiro Corrêa e incentiva aprendizado nas escolas municipais. Foto — divulgação.
Publicação interativa celebra legado cultural de Engenheiro Corrêa e incentiva aprendizado nas escolas municipais. Foto — divulgação.

Por iniciativa da Holofote Cultural, com apoio da Casa do Professor da Prefeitura de Ouro Preto, o distrito de Engenheiro Corrêa, na região central de Minas Gerais, acaba de receber um álbum de figurinhas que celebra sua história, patrimônio e personagens marcantes. A ação faz parte do Programa Ouro Preto, O Meu Lugar, voltado à valorização da identidade comunitária e preservação cultural.

O material educativo será distribuído gratuitamente nas escolas municipais e entre os moradores do distrito. Com linguagem acessível e conteúdo lúdico, o álbum apresenta monumentos históricos como a Capela de Santo Antônio do Monte, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Capela de São José. Também traz curiosidades como a instalação da bomba de combustível em 1931, a imagem de José Estevam Braga, patrono da escola local, e a trajetória de Antônio Amâncio Braga, comerciante que chegou a instalar uma hidrelétrica para iluminar Engenheiro Corrêa.

• Leia também:

Além das figurinhas, o álbum inclui jogos interativos como caça-palavras e jogo dos sete erros, conteúdos sobre a Estrada Real e informações sobre a restauração da Estação Ferroviária de Engenheiro Corrêa. A proposta é ampliar o conhecimento das novas gerações sobre o patrimônio histórico e cultural do distrito.

Gilson Antunes, diretor da Holofote Cultural, destaca o impacto do projeto:

“A realização deste material só foi possível graças ao apoio da Herculano Mineração e do Grupo J. Mendes, que acreditam no poder da cultura, da educação e da preservação do patrimônio. Também agradecemos a Paulo Braga, que cedeu um acervo fotográfico valioso, com imagens inéditas para a população.”

COMPARTILHE:

veja +

+ recomendação

Rolar para cima