A Prefeitura de Itabirito, na região central de Minas Gerais, vai iniciar nesta quinta-feira (25 de setembro de 2025), a segunda etapa da fase de diagnóstico do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). A ação, coordenada pela Secretaria de Política Urbana e Habitação, se estenderá até o dia 3 de outubro e tem como foco a realização de vistorias técnicas e mapeamento aéreo com o uso de drones.
O trabalho será realizado em 14 localidades do município: Marzagão, Acuruí, São Gonçalo do Monte, Morro de São Vicente, São Gonçalo do Bação, Condomínio Santa Clara, Cruz das Almas II, Córrego do Bação, Saboeiro, Água Limpa, Aconchego da Serra, Villa Bela e Ribeirão do Eixo.
Segundo a secretária Amanda Santos, o objetivo é identificar e atualizar áreas suscetíveis a riscos hidrológicos e geológicos, subsidiando ações preventivas que reforcem a segurança da população e a gestão territorial.
“A elaboração do Plano é fundamental para que o município aja de forma planejada e eficiente diante de áreas que apresentam algum risco. O uso de tecnologia, como drones, potencializa a precisão do diagnóstico e reafirma o compromisso com a prevenção e a segurança da população”, afirmou.
O PMRR é uma ferramenta estratégica que orienta políticas públicas voltadas à redução de desastres naturais e à proteção das comunidades em áreas vulneráveis.