Praça do Centenário de Itabirito vira exemplo de urbanismo e ganha atenção estadual

A Praça do Centenário foi apresentada como referência de requalificação urbana, com foco em memória e pertencimento. Representantes da cidade participaram de debates sobre o papel do urbanismo na construção de ambientes mais humanos.

COMPARTILHE:

Projeto apresentado na Casa Cor Minas transforma espaço público e valoriza o convívio social. Foto — Prefeitura de Itabirito.
Projeto apresentado na Casa Cor Minas transforma espaço público e valoriza o convívio social. Foto — Prefeitura de Itabirito.

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Política Urbana e Habitação, foi destaque no painel “Cidades que cuidam”, realizado na quinta-feira (18 de setembro de 2025), durante a programação da Casa Cor Minas, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

O encontro ocorreu na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), na Praça da Liberdade, e integrou o ciclo de debates promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), um dos apoiadores do evento.

Com o tema “Itabirito, cidade que pulsa – arquitetura e urbanismo conectando memória, afeto e inovação”, o município apresentou práticas urbanas sensíveis, com destaque para o projeto da Praça do Centenário. O espaço, antes ocioso, foi transformado em um ambiente de convivência e pertencimento.

A secretária Amanda Santos e o arquiteto Marcos Heringer participaram do painel, que reuniu profissionais, estudantes e gestores públicos em um diálogo sobre o papel do arquiteto e urbanista no serviço público. A proposta foi discutir caminhos para construir cidades mais humanas, integradas e inclusivas.

“O convite para participar da Casa Cor Minas reconhece o trabalho desenvolvido em Itabirito. Mostrar nossos projetos em um evento desse porte reforça que é possível fazer política urbana com escuta, sensibilidade e inovação”, afirmou Amanda Santos.

COMPARTILHE:

veja +

+ recomendação

Rolar para cima