Um abalo sísmico de magnitude 2.9 na Escala Richter foi registrado às 22h12 da noite de terça-feira (16 de setembro de 2025), com epicentro próximo ao município de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O tremor foi confirmado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
O fenômeno foi sentido em diversos bairros da capital mineira e cidades vizinhas. Em Belo Horizonte, moradores do bairro Alípio de Melo, na Região da Pampulha, relataram o tremor. Em Contagem, os bairros Nacional, Sarandi, Santa Terezinha, São Joaquim, Cabral, Alvorada, Estâncias Imperiais e Nova Contagem foram afetados. Também houve relatos em bairros de Esmeraldas e em Ribeirão das Neves, como Veneza, Vereda e Santa Matilde. Em Betim, o fenômeno foi percebido na região do Icaivera.
Apesar da intensidade do estrondo e da movimentação do solo, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) informou que não houve acionamentos relacionados ao tremor. A Defesa Civil de Belo Horizonte e Contagem também não registraram ocorrências, mas seguem monitorando a situação.
A RSBR, coordenada pelo Observatório Nacional com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), detectou o abalo por meio de suas estações sismográficas. O perfil “Brazil Earthquakes | Terremotos no Brasil”, na rede social X (antigo Twitter), indicou que a magnitude do tremor variou entre 2.8 e 3.2 graus.
Reações nas redes sociais
O episódio gerou uma onda de comentários nas redes sociais, misturando susto e bom humor. Um internauta de Contagem brincou: “Gente, e esse tremor aqui no país Contagem? Já temos que lidar com diarreia coletiva e agora isso?”, fazendo referência aos recentes casos de Doença Diarreica Aguda (DDA) na cidade.
Outros moradores relataram a sensação de fim do mundo e compararam o estrondo a uma locomotiva subterrânea. “Acabou de ter um terremoto aqui em BH! A casa tremeu toda e um estrondo por debaixo da terra igual uma locomotiva! Que loucura!”, escreveu um usuário.
Monitoramento segue ativo
A Prefeitura de Contagem informou que a Defesa Civil municipal continua acompanhando a situação e que, até o momento, não há relatos de feridos ou danos estruturais. Já o Centro de Sismologia da USP e o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (SIS/UnB) não registraram novos tremores até as 23h de terça-feira.



