Dezembro Vermelho: alerta para a prevenção da Aids no Brasil

Por Redação Agito Mais

Aumento de casos entre jovens homens acende o sinal vermelho para a saúde pública. Foto meramente ilustrativa.
Aumento de casos entre jovens homens acende o sinal vermelho para a saúde pública. Foto = reprodução/divulgação Alis Itabirito.
COMPARTLHE:
WhatsApp

A campanha Dezembro Vermelho tem como objetivo conscientizar a população brasileira sobre a importância da prevenção da Aids, uma doença que ainda representa um grande desafio para a saúde pública do país.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou um aumento de casos de HIV/AIDS entre homens de 15 a 29 anos em 2021. Eles foram responsáveis por 53,3% das novas infecções, enquanto as outras faixas etárias apresentaram uma redução.

Para o professor e enfermeiro Pedro Ibarra, da Faculdade Alis Itabirito, na região Central de Minas Gerais, a prevenção é a melhor forma de combater a doença. Ele destaca a importância do uso de preservativos, da profilaxia pré e pós exposição, da testagem regular, da educação sexual e do acesso a informações corretas.

Ibarra também lembra que, apesar dos avanços no tratamento, a Aids ainda não tem cura e exige um acompanhamento médico constante e rigoroso:

“As pessoas que vivem com HIV têm uma boa qualidade de vida, mas precisam tomar medicações todos os dias e fazer exames frequentes. É uma infecção crônica que requer cuidados especiais”, explica.

O professor e enfermeiro orienta ainda que as pessoas que tenham dúvidas, suspeitas ou diagnóstico positivo procurem ajuda profissional nos serviços de saúde, que oferecem testes gratuitos e suporte adequado:

“É fundamental dialogar, desmistificar tabus e saber onde encontrar ajuda e apoio”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *