Polícia culpa pilotos por acidente que matou Marília Mendonça: homicídio culposo

Por Redação Agito Mais

Delegado diz que tripulação não seguiu o manual de voo e saiu da zona de proteção do aeródromo de Ubaporanga. Foto do acidente.
Delegado diz que tripulação não seguiu o manual de voo e saiu da zona de proteção do aeródromo de Ubaporanga. Foto = reprodução redes sociais.
COMPARTLHE:
WhatsApp

Piedade de Caratinga (MG) = O delegado Ivan Lopes Sales, da Polícia Civil de Minas Gerais, anunciou nesta quarta-feira (4 de outubro de 2023) que os pilotos foram os responsáveis pela queda da aeronave que levava a cantora Marília Mendonça e sua equipe a Caratinga, região Leste do estado de Minas Gerais, em novembro de 2021. O acidente matou todos os cinco ocupantes do avião, incluindo a artista sertaneja.

Segundo o delegado, a tripulação não respeitou a perna de pouso estipulada para o aeródromo de Ubaporanga, que é a trajetória de voo percorrida durante o procedimento de pouso:

“O manual determina uma velocidade para fazer a perna do vento, os pilotos ultrapassaram essa velocidade não respeitando o manual. Eles saíram da zona de proteção e qualquer responsabilidade de (ver) antena, morro quaisquer obstáculos, cabia aos pilotos observar. Diante desses cenários de negligência, de imperícia, a Polícia Civil atribuiu a responsabilidade da queda da aeronave aos pilotos”, disse.

A conclusão da polícia mineira é semelhante à do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que também apontou uma avaliação inadequada dos parâmetros da operação da aeronave. Os investigadores recomendaram o arquivamento do processo por extinção da punibilidade, já que os pilotos morreram no acidente.

O delegado também descartou a obrigatoriedade de a Cemig sinalizar as torres de transmissão nas proximidades do aeródromo:

“É fato que a aeronave se chocou com a torre de transmissão e ela não era sinalizada. O fato de não estar sinalizada poderia ter prejudicado a visão dos pilotos. Mas era obrigatório que as torres estivessem sinalizadas? Não. Agora estão sinalizadas por recomendação do Cenipa, mas não há obrigatoriedade pela altura da torre e pela distância da zona de proteção”, explicou.

Ele também afastou a hipótese de um atentado ou de um mal súbito por parte da tripulação.

O acidente aconteceu no dia 5 de novembro de 2021, por volta das 15h30, quando uma aeronave de pequeno porte caiu em uma cachoeira de Piedade de Caratinga, próximo ao acesso da BR-474, na região do Vale do Rio Doce. O avião havia decolado de Goiânia, onde Marília Mendonça morava, com destino a Caratinga, onde ela faria um show. Além da cantora, morreram o produtor Henrique Ribeiro, o tio dela Abicieli Silveira Dias Filho, o piloto Geraldo Martins de Medeiros Júnior e o copiloto Tarciso Pessoa Viana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *