O Ministério da Saúde anunciou que 22 cidades de Minas Gerais estão entre as 521 que receberão a vacina contra a Dengue Qdenga, a partir de fevereiro de 2024. A vacina, produzida pelo laboratório Takeda, foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec) em dezembro de 2020 e será a primeira a ser disponibilizada no sistema público de saúde do Brasil.
- Leia também:
URGENTE: Minas Gerais vai decretar emergência em saúde por causa da Dengue
As cidades mineiras selecionadas fazem parte de 37 regiões de saúde consideradas endêmicas para a dengue, ou seja, que têm alta transmissão da doença e predominância do sorotipo DENV-2, um dos mais graves.
O público-alvo da vacinação são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que representam o maior número de hospitalizações por dengue no país. Entre janeiro de 2019 e novembro de 2023, foram registradas 16,4 mil internações nessa faixa etária, superando até mesmo os idosos, que não poderão receber a vacina.
A vacina Qdenga requer duas doses, com intervalo de três meses entre elas, e tem eficácia de 66% contra os quatro sorotipos da dengue. O Ministério da Saúde já adquiriu 1,32 milhão de doses da vacina, que serão entregues em duas remessas, uma em janeiro e outra em fevereiro. Para 2024, estão previstas mais 5,2 milhões de doses, e para 2025, 9 milhões.
Veja a lista das cidades de Minas Gerais:
- Antônio Dias
- Belo Horizonte
- Belo Vale
- Caeté
- Coronel Fabriciano
- Córrego Novo
- Dionísio
- Jaboticatubas
- Jaguaraçu
- Marliéria
- Moeda
- Nova Lima
- Nova União
- Pingo-d’Água
- Raposos
- Ribeirão das Neves
- Rio Acima
- Sabará
- Santa Luzia
- Santa Maria de Itabira
- Taquaraçu de Minas
- Timóteo
A vacinação contra a dengue é uma medida importante para combater a doença, que afeta milhões de brasileiros todos os anos e pode causar complicações graves e até a morte. No entanto, o Ministério da Saúde alerta que a vacina não substitui as ações de prevenção, como eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, que também transmite zika, chikungunya e febre amarela.