O jovem de 26 anos que baleou e matou o sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, Roger Dias da Cunha, de 29 anos, no dia 5 de janeiro de 2024, em Belo Horizonte, Capital do Estado, continuará preso em regime fechado. A decisão foi tomada pelo desembargador Marcílio Eustáquio Santos, da 7ª Vara Criminal de Belo Horizonte, que negou o pedido de soltura feito pelo advogado de defesa do acusado.
O jovem cometeu o crime enquanto estava na ‘saidinha’ de Natal, um benefício concedido a presos do regime semiaberto que deveriam retornar à prisão no dia 23 de dezembro de 2023, mas não o fizeram. Ele é suspeito de ter participado de um roubo de carro que resultou em uma perseguição policial. Durante a abordagem, ele atirou à queima-roupa na cabeça do sargento Dias, que morreu no hospital.
Segundo a Itatiaia, o advogado do jovem, alegou que seu cliente não compareceu à audiência de custódia, pois estava internado, violando os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório. Ele também disse que havia uma suspeita de retaliação, pois a vítima era um policial militar, e solicitou um alvará de soltura e uma nova audiência de custódia.
O desembargador rejeitou os argumentos, afirmando que a Justiça permite a realização da audiência de custódia sem a presença do envolvido, desde que ele seja ouvido assim que recuperar a saúde. Ele também ressaltou que as acusações contra Welbert são graves e que a prisão dele é necessária para a garantia da ordem pública. O advogado disse que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O jovem está preso no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, desde o dia 19 de janeiro de 2024. Antes, ele estava internado no Hospital Risoleta Neves, em Belo Horizonte.
O sargento Roger Dias da Cunha será homenageado nos jogos da primeira rodada do Campeonato Mineiro de Futebol, que começa nesta quarta-feira (24 de janeiro de 2024). A Federação Mineira de Futebol (FMF) atendeu a pedido da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e decretou um minuto de silêncio em todos os jogos da competição. Na partida desta quinta-feira (25 de janeiro) entre América e Pouso Alegre, às 19h, no estádio Independência, a homenagem ao sargento também será publicada em telão. No dia 27 de janeiro de 2024 o militar faria 30 anos de idade.
O sargento deixou esposa e uma filha recém-nascida, comovendo todo o Brasil. O caso foi acompanhado com bastante pesar pela FMF e gerou um grito uníssono por Justiça.