Sábado, 28 de Maio de 2022
19°

Poucas nuvens

Itabirito - MG

Cidades Ouro Preto

Com expectativa de retorno das aulas, prefeitura de Ouro Preto e instituições acadêmicas discutem protocolos

Atividades tem previsão de retomada para o próximo dia 15

18/02/2022 às 15h14 Atualizada em 18/02/2022 às 15h16
Por: Jornalismo AgitoMais
Compartilhe:
Reunião Prefeitura de Ouro Preto e entidades discutem retorno das aulas presenciais (Foto: Prefeitura de Ouro Preto/Neno Vianna)
Reunião Prefeitura de Ouro Preto e entidades discutem retorno das aulas presenciais (Foto: Prefeitura de Ouro Preto/Neno Vianna)

A Prefeitura de Ouro Preto, juntamente com a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) se reuniram, na última segunda feira (15), para deliberarem sobre as ações para a retomada das atividades acadêmicas presenciais no município. 

A expectativa é de que o retorno movimente cerca de 15 mil pessoas, entre alunos, docentes e colaboradores, somando-se à população da cidade.

O ponto positivo para a volta das atividades presenciais é o aquecimento econômico em toda a região. Porém, dois pontos importantes foram levantados na reunião: a situação do municipio após as fortes chuvas ocorridas no mês de janeiro e ainda neste mês, e a questão sanitária, relacionada à pandemia Covid-19. 

Em relação a situação urbana, a Prefeitura de Ouro Preto informou que já iniciou conversas com a Rota Real e Transcotta, empresas responsáveis pelo transporte público do município, com objetivo de redefinir rotas e alinhar horarios e pontos de embarque que se adaptem a nova realidade dos locais afetados. 

Sobre a situação sanitária, as duas instituições optaram por aderir a exigência do passaporte vacinal. Sendo assim, a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ja entrou em contato com o governo do estado solicitando mais doses de vacinas para completar o ciclo de quem ainda não fez. Além disso, há interesse na utilização e realização dos 10 mil testes de covid doados pela Vale, na última semana. 

Além disso, estão em estudo campanhas de conscientização junto aos alunos, com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais e a Guarda Municipal, para a não realização de festas e eventos. Com relação à fiscalização em festas particulares e bares da cidade, as duas corporações, que também estiveram presentes na reunião, se mostraram dispostas na colaboração e execução das ações, a fim de evitar aglomerações. 

A UFOP prevê o retorno total para o dia 15 de marco. Já a IFMG fará o retorno gradual, iniciando, no mesmo dia, com alunos do periodo da noite e, posteriormente, todos os alunos. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.