Quinta, 11 de Agosto de 2022

Poucas nuvens

Itabirito - MG

Geral Belo Horizonte

Belo Horizonte: shoppings populares de BH ameaçam fechar as portas

Decisão se deve à falta de negociação entre comerciantes e prefeitura

22/07/2022 às 12h16
Por: Raquel Safar Barakat
Compartilhe:
Shoppings localizados no centro de Bh e Venda Nova correm risco de paralisar atividades. (Foto: TripAdvisor)
Shoppings localizados no centro de Bh e Venda Nova correm risco de paralisar atividades. (Foto: TripAdvisor)

Os shoppings UAI, localizados no centro da capital mineira e em Venda Nova, receberam, em 2017, camelôs retirados das ruas para comercialização dos produtos no local.

Quando os dois shoppings foram criados, houve negociação entre os gestores do local e prefeitura de BH acerca de um subsídio, por cinco anos, no valor total de 21 milhões de reais para a manutenção do espaço, por meio de títulos de Potencial Construtivo Adicional (PCA), que são utilizados em negociações com construtoras que tenham interesse em empreendimentos na capital.

Porém, a administração do local alega que houve erro no cálculo, e pede que sejam refeitos, bem como as condições analisadas e reequilibradas.
De acordo com os gestores, dos 25.000 títulos que deveriam ter sido emitidos, somente 2.500 de fato foram.

Assim, com o prejuízo financeiro do local, que chega a 20 milhões, segundo a gestão do centro comercial, o aluguel precisou ser reajustado, impossibilitando que diversos lojistas permanecessem no shopping, retornando às ruas para comercialização dos produtos.

A prefeitura de BH alega que não houve erro, e que os títulos podem valer até 10 milhões, dependendo da localização.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.