Quinta, 11 de Agosto de 2022

Poucas nuvens

Itabirito - MG

Cidades Itabirito

Itabirito: após voz de prisão dentro da prefeitura municipal, secretaria de segurança se manifesta

Veja posicionamento das partes envolvidas

19/07/2022 às 15h04 Atualizada em 19/07/2022 às 15h31
Por: Raquel Safar Barakat
Compartilhe:
Manifestação foi realizada na tarde de ontem (18) e acabou em condução até a delegacia. (Foto: Reprodução Facebook)
Manifestação foi realizada na tarde de ontem (18) e acabou em condução até a delegacia. (Foto: Reprodução Facebook)

Na noite de ontem (18), um vídeo começou a circular nas redes sociais e em grupos de Whatsapp de Itabirito, onde a gravação mostra um jovem, identificado como membro da MLB (Movimento de Lutas dos Bairros, Vilas e Favelas) do município, Alexandre Sérvulo, recebendo voz de prisão dentro do prédio da Prefeitura Municipal.

No vídeo mostra o homem sendo acusado de desacato e recebendo voz de prisão. Ele foi encaminhado a uma viatura da Guarda Civil Municipal.

No mesmo momento, o secretário de segurança e Trânsito, Antônio Pataro que estava no local, informou que iria comparecer até a delegacia de Itabirito.


Entenda

Uma manifestação estava marcada na porta da Prefeitura Municipal, com integrantes do movimento que defende os moradores da ocupação Irenice Maria Rodrigues.

Alguns membros da comissão iriam se reunir com o prefeito municipal.

Dois integrantes da comissão conseguiram entrar para uma reunião com prefeito, e outro membro, não autorizado, segundo informações oficiais da secretaria de segurança e trânsito, recebeu voz de prisão.


Versões apresentadas para a reportagem

As manifestações a seguir são relatos dos fatos ocorridos na tarde de ontem de ambas as partes e não refletem posicionamento ou opinião do site Agito Mais.

Versão do militante

A reportagem do Agito Mais tentou contato diretamente com Alexandre Sérvulo por meio de suas redes sociais, porém não obteve sucesso.

Em um vídeo divulgado no Instagram, ele alega que o que ocorreu "foi um verdadeiro absurdo. Várias famílias lutando por moradia digna, com crianças da ocupação Irenice Maria Rodrigues, fazendo uma ocupação pacífica na porta da prefeitura. As famílias montaram uma comissão para falar com o prefeito e, chegando próximo a sala, alguns membros foram barrados, inclusive eu, e de forma abusiva o secretário Pataro decretou a minha prisão. É assim que o governo Orlando lida com as lutas justas do povo pobre e trabalhador de Itabirito, mandando para a cadeia", relatou.  

Versão da secretaria de segurança

Segundo a secretaria de segurança, por meio da Guarda Civil Municipal, "estava havendo uma manifestação em frente à Prefeitura Municipal, com 8 a 10 pessoas. Foi autorizado que dois manifestantes entrassem para conversar com o prefeito. Porém, a terceira pessoa (Alexandre Sérvulo) queria adentrar também, queria invadir o gabinete. Quando ele falou que iria entrar, foi negado. Neste momento, ele forçou a entrada, e o secretário de segurança e trânsito interviu, onde ele desacatou e ameaçou o secretário, momento que foi dado voz de prisão para o mesmo".

Ainda segundo as informações da GCMI, o militante do MLB foi conduzido à Upa para realização de exames para garantir a integridade física, e, posteriormente, apresentado à delegacia de Itabirito. Não houve flagrante e ele assinou um TCO (Termo circunstanciado de ocorrência), seguindo os trâmites legais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.