Quinta, 11 de Agosto de 2022
11°

Poucas nuvens

Itabirito - MG

Saúde Mariana e região

Mariana: primeiro caso de Varíola dos Macacos é cofirmado

Não foi informado o estado do paciente

14/07/2022 às 10h26
Por: Raquel Safar Barakat
Compartilhe:
Primeiro caso de paciente em Mariana é confirmado. (Foto: Reprodução)
Primeiro caso de paciente em Mariana é confirmado. (Foto: Reprodução)

Na manhã desta quinta-feira (14), a Prefeitura de Mariana, por meio de nota, informou a confirmação do primeiro caso da Varíola dos Macacos (monkeypox), após resultado positivo do paciente através de exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

A secretaria de saúde, porém, não informou o sexo do paciente, estado de saúde nem como a transmissão foi feita.

Casos em Minas Gerais

Em Minas Gerais, até o dia 10 de julho foram confirmados 18 casos pela Secretaria Estadual de Saúde, sendo 15 em Belo Horizonte, 02 em Sete Lagoas e 01 em Governador Valadares.

Transmissão

A varíola causada pelo vírus monkeypox é uma doença transmissível que requer cuidados e ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

Sintomas

Os sintomas se assemelham a uma gripe, como febre, dor de cabeça e dor no corpo, calafrios, exaustão, ínguas (linfoadenopatia) que podem durar em média três dias. Na fase seguinte é que aparecem as lesões na pele que evoluem para crostas, estágio final quando caem.

Prevenção

Para evitar a proliferação do vírus, importantes medidas de prevenção devem ser seguidas, como: uso contínuo de máscaras, evitar contato com indivíduos suspeitos, materiais contaminados (como roupas, toalhas, lençóis). Em casos suspeitos procure atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.