Quinta, 11 de Agosto de 2022
11°

Poucas nuvens

Itabirito - MG

Geral Brasil

Brasil, Gestação e Adoção: polêmica toma conta das redes sociais e atriz precisa se pronunciar

O fato, que nunca havia ganhado publicidade, se tornou o assunto mais comentado nos últimos dias

26/06/2022 às 13h49 Atualizada em 26/06/2022 às 14h31
Por: Raquel Safar Barakat
Compartilhe:
Foto - Divulgação Tv UOL
Foto - Divulgação Tv UOL

A atriz Klara Castanho, de 21 anos, se viu envolvida em uma polêmica nas redes sociais. 

Isso porque a apresentadora Antônia Fontenelle divulgou, em uma live, que teria informações de uma atriz da globo que estava grávida, deu a luz e entregou o bebê para adoção, mesmo tendo condições financeiras para cuidar. 

 

Após muitas especulações e o nome do jornalista de celebridades, Leo Dias, também ter sido envolvido, a atriz usou as redes sociais, com uma carta aberta, para se pronunciar. 

 

De acordo com a jovem, a gestação foi fruto de um estupro, e por seu corpo ter reagido de forma normal, sem crescimento da barriga ou interrupção do ciclo menstrual, ela não sabia que estava grávida, e somente após se sentir indisposta por alguns dias, descobriu, já no final, uma gestação. 

 

Ela ainda explicou que, mesmo relatando ao médico ter sido violentada, não recebeu apoio profissional, que alegou que "50% do DNA daquele bebê, era dela, então ela deveria amar". 

 

A atriz procurou a justiça e conseguiu acompanhamento psicológico para realizar a entrega do bebê para adoção, o que é permitido por lei. 

 

Lei permite que mães entreguem bebês para adoção.

Ao contrário do que a apresentadora Antônia Fontenelle alegou, ser crime de abandono de incapaz, a atriz Klara Castanho tinha todo respaldo legal para optar pela entrega do bebê para adoção.

 

Isso porque, está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a entrega voluntária de bebês. 

 

No processo, a mulher é ouvida e acompanhada por uma equipe técnica, de forma sigilosa, e o bebê é entregue para alguma família já inscrita no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento. 

 

Atriz publica carta aberta

Após o fato ter tomado repercussão e sido divulgado por diversos portais de notícias além de perfis no Instagram, a atriz utilizou suas redes sociais para publicar uma carta aberta, onde explica todo o processo da gestação, o momento do parto e a posterior adoção.

Veja a carta de Klara na galeria abaixo:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.