Domingo, 03 de Julho de 2022
14°

Tempo aberto

Itabirito - MG

Política Itabirito

Vereador Renê Butekus impetra mandado de segurança contra prefeito e secretário de administração

Pedido foi acatado no último dia 23. Entenda

26/05/2022 às 11h22
Por: Jornalismo AgitoMais
Compartilhe:
Vereador Renê Butekus teve pedido de mandado de segurança deferido no último dia 23 contra prefeito e secretário de administração. (Foto: Prefeitura Municipal de Itabirito)
Vereador Renê Butekus teve pedido de mandado de segurança deferido no último dia 23 contra prefeito e secretário de administração. (Foto: Prefeitura Municipal de Itabirito)

O vereador Renê Butekus protocolou os requerimentos 49/2022,em 18 de fevereiro, e o 72/2022, em 04 de março, direcionados ao Prefeito e à Secretaria de Administração, pela Câmara Municipal de Itabirito, solicitando:

1) Cópia dos documentos e laudos de vistorias realizados nos ônibus escolares, documentação dos motoristas e rotas;
2) Cópia do contrato com a empresa BTEC; cópia de aditivos, se houver; cópia das medições mensais dos serviços prestados; descrição dos serviços executados em cada medição, inclusive com relatório fotográfico; posição financeira do contrato e cópia de notas fiscais e empenhos.

Ocorre que os requerimentos não foram atendidos pelo Prefeito e nem pelo Secretário de Administração. Sendo assim, o parlamentar decidiu por impetrar o mandado de segurança.

O não atendimento às solicitações de um vereador viola a Lei de Acesso à Informação, prevista na Constituição Federal (inciso XXXIII, do artigo 5º, no inciso II, do §3º, do artigo 37 e no §2º do artigo 216). Essa recusa à informação e o retardo em seu fornecimento, portanto, constitui conduta ilícita.

Diante disso, o Dr. Antônio Francisco Gonçalves deferiu o pedido liminar, para que o Prefeito e o Secretário de Administração forneçam, no prazo máximo de 10 (dez) dias as informações solicitadas pelo Vereador Renê, sob pena de multa diária e expedição de mandado de busca e apreensão.

O que é um mandado de segurança?

O mandado de segurança é um instrumento jurídico, ou remédio constitucional, onde a finalidade é proteger direito líquido e certo, ou seja, provado por documentos, que tenha sido violado por ato ilegal ou abusivo de autoridade pública ou de agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

Quem pode solicitar um mandado de segurança?

Assim como todos os remédios constitucionais, o mandado de segurança pode ser acionado por qualquer cidadão que acredite que algum direito seu foi violado, ou que tenha motivos razoáveis para acreditar que seus direitos serão violados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.