Sábado, 28 de Maio de 2022
22°

Poucas nuvens

Itabirito - MG

Tecnologia Mundo

Criador do Orkut reativa página oficial e levanta especulações sobre o possível volta da rede social

Assunto foi um dos mais comentados no Brasil e agitou a internet

02/05/2022 às 06h45 Atualizada em 02/05/2022 às 16h16
Por: Jornalismo AgitoMais
Compartilhe:

Se você era adolescente ou um jovem adulto nos anos 2000, provavelmente não apenas se lembre do orkut, mas sente falta das comunidades, depoimentos, scraps e fotos da antiga rede social. 

Criado em 2004 e extinto em 2014, o site acabou perdendo espaço para o Facebook, que ganhou o coração e a mente do mundo e dos brasileiros em 2011, ano de maior ascensão da rede social de Mark Zuckerberg.

Prenúncio de retorno?

Na última quarta-feira (27), o domínio orkut.com foi reativado, com um comunicado assinado pelo próprio criador da rede social, Orkut Büyükkökten. 

 

Bastou isso para que os fãs ficassem em polvorosa, tentando traduzir o que o comunicado - que deixou muitas dúvidas no ar - de fato queria dizer. 

 

Parte da mensagem era: “Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. [...] E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!".

Ao certo, ninguém sabe dizer o que o dono de uma das maiores redes de relacionamentos quis transmitir, mas as especulações giram em torno de uma possível volta do orkut ou um novo projeto.

 

Contudo, com a utilização da logomarca do orkut no fim da mensagem, algumas pessoas acreditam que pode se tratar do retorno da rede social com algumas modificações. E essa tese se reforça uma vez que a rede saiu do ar exatamente por não ter propiciado, ao longo dos anos, muitas novidades, perdendo espaço para outras, mais modernizadas. 

 

Posso criar uma nova conta no orkut?

 

Infelizmente, para a frustração de muitos, essa opção não está disponível. Apesar do domínio reativado, não existe nenhuma forma de logins ou solicitação de conta. A única alternativa é cadastrar o e-mail, ao final do comunicado da página para receber novidades referentes ao “novo projeto” em primeira mão.  

 

Comunidades, fotos e demais, tem como recuperar?

 

Após essa repentina aparição do Orkut, esse foi um dos muitos questionamentos de ex usuários da rede. Porém, até o momento, onde existem mais dúvidas do que certezas, não há possibilidade de recuperação de fotos, tampouco acesso aos recados (scraps), depoimentos e comunidades. Isso porque, mesmo com a reativação do domínio orkut.com, não há nenhum suporte para as contas que existiram na plataforma. A opção de salvar o conteúdo existente em cada rede social ficou ativo de 2014, quando a plataforma foi encerrada, até setembro de 2016. De lá pra cá, todas as informações contidas na rede social foram extintas. 

 

Para os saudosos e otimistas fãs da rede social, o que resta é esperar algum novo anúncio do turco Orkut Büyükkökten. 




 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.