Sábado, 28 de Maio de 2022
22°

Poucas nuvens

Itabirito - MG

Cidades Itabirito

População e vereadores de Itabirito cobram prefeitura municipal sobre as 95 obras prometidas até o fim do mandato

Até o momento, nenhuma solicitação foi respondida pela administração pública

29/04/2022 às 11h16 Atualizada em 29/04/2022 às 11h55
Por: Jornalismo AgitoMais
Compartilhe:
População e vereadores de Itabirito cobram prefeitura municipal sobre as 95 obras prometidas até o fim do mandato

Em janeiro deste ano, em entrevista a um portal de Itabirito, o prefeito Orlando Caldeira afirmou que, até o fim do seu mandato, 95 obras serão entregues à população do município.

Nas últimas reuniões de câmara, alguns vereadores questionaram a falta de informações por parte da prefeitura, por se tratar de um número extenso de obras para um curto espaço de tempo.

Vereadores se pronunciam


Segundo o vereador Fabinho Fonseca (Avante), é importante que a Prefeitura esclareça quais são as obras, prazos e sobre a execução, inclusive para fiscalização dos parlamentares.


“Foram anunciadas 95 obras pela Prefeitura e precisamos saber esse cronograma. Enviamos uma solicitação de quais são essas obras, quais os bairros atendidos, para que sejamos transparentes com a população e também fiscalizar o processo licitatório e acompanhar de perto".


Outro vereador que se posicionou sobre o assunto foi Igor Júnior (PTB).


“A Prefeitura falou que iriam fazer 95 obras e eu questionei quando vão começar essas obras e se até final do mandato conseguirão concluir. Para fazer uma licitação, é um ano. Então 95 obras são muitas obras. Na pauta da reunião passada, o líder da bancada do governo já abaixou esse número para 30. Então novamente irei questioná-los sobre".


O parlamentar ainda destacou que um requerimento foi feito e enviado para a administração pública.


“A respeito desse requerimento feito para a Prefeitura, até o momento, nada foi atendido”.

 

Requerimento enviado por vereadores da bancada do povo


O requerimento, enviado no dia 18 de abril, solicitou ao Poder Executivo Municipal, Secretaria Municipal de Obras e Serviços e à Secretaria de Urbanismo apresentação à Câmara Municipal dos Vereadores o cronograma e custos das 95 obras.
Segundo o requerimento, a solicitação se faz necessária pois é um pedido da população e também uma forma de exercer a função de fiscalização.

 

Manifestações populares

Em grupos de redes sociais, como Facebook e Whatsapp, alguns debates sobre o assunto já foram realizados.

Usuários de um grupo, com cerca de 150 participantes comentam que, entre as 95 obras, só podem estar constando "tapa buracos" e "pintura de meio fio" como parte das prometidas, e que "isso não é obra, mas serviço de manutenção".

Outro usuário criticou que "se uma dessas obras é o novo ponto de ônibus, tenho medo do que pode estar por vir", em referência as novas instalações, muito criticadas pelas população.

Outro ponto de dúvida levantado foi se, entre as 95 obras, a Prefeitura estaria incluindo o que está sendo realizado pós enchente do início do ano, já que a promessa foi feita antes dos episódios de chuvas, bem como a divulgação do número.

 

Prefeitura municipal não se manifesta

Além de não terem respondido ao requerimento dos 6 vereadores da "bancada do povo", a redação do AGITO MAIS entrou em contato com a Prefeitura Municipal, solicitando especificação das 95 obras, prazos e custos.

A solicitação foi enviada no último dia 19. Até o momento, a administração pública não se manifestou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.