Sábado, 28 de Maio de 2022
22°

Poucas nuvens

Itabirito - MG

Cultura Artigo de opinião

A praça é nossa! A praça é do povo! - Coluna Lugares & Costumes

Augusto Baião

20/04/2022 às 15h10 Atualizada em 20/04/2022 às 15h53
Por: Jornalismo AgitoMais
Compartilhe:
Coreto da Praça São Sebastião, fechado por tapumes desde o início da pandemia. (Foto: Augusto Baião)
Coreto da Praça São Sebastião, fechado por tapumes desde o início da pandemia. (Foto: Augusto Baião)

Itabirito, em breve, irá completar o seu centenário. Essa data emblemática traz consigo um sentimento de renovação e força de um povo que contribuiu muito para a construção de sua identidade.

Muita expectativa é criada quando pensamos em celebrar um centenário e questões como "em que cidade vivo?", "em qual cidade quero viver?",  "qual cidade deixarei à próxima geração?" tomam o imaginário itabiritense.

A cidade ganhará uma nova praça, em frente ao Fórum, e ali, logo ao lado, existe uma outra praça, a icônica Praça de São Sebastião, que abarca o cento comercial e serve de cenário para a Igreja Matriz de São Sebastião. Quantas pessoas, carros, criatividades e intenções por ali passam diariamente?

A Praça de São Sebastião: com seu comércio frenético, sua resistente feira de artesanato e seus transeuntes e moradores permanece atemporal, com seu coreto central. Coreto este que já foi palco de diversas manifestações artísticas, culturais e políticas, e agora encontra-se fechado, tapado, esquecido. Desde o início da pandemia, quando as restrições se intensificaram, fecharam o Coreto, e até hoje o que se vê são tapumes lindamente adornados com desenhos urbanos.

O que é uma praça? Qual a sua finalidade?

Há alguns poucos metros da praça, outro emblemático edifício clama por socorro.

O CEMI, antigo GGG, centro educacional que formou milhares de Itabiritenses e que poderia ser hoje referência histórica e arquitetônica da região, se encontra abandonado. Você conhece alguém que por ali já passou?
Qual finalidade o CEMI poderia ter além de colégio? Por exemplo, um museu, como o que acabou de ser inaugurado em Ouro Preto? A antiga Santa Casa de Misericórdia de lá, após um rico processo de restauração, hoje abriga o Museu Boulieu, destinado à salvaguarda do patrimônio barroco brasileiro.

Estamos sim, ansiosos por comemorar um centenário, planejamos ideias de futuro. Mas não podemos esquecer da riqueza que já possuímos. Itabirito já possui referências, só precisamos iluminá-las.

CEMI - Antigo GGG (Foto: Augusto Baião)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itabirito - MG
Itabirito - MG
Sobre o município Por aqui, você acompanha as principais noticias da Cidade de Itabirito MG
Augusto Baião
Augusto Baião
Sobre Filho de pai mineiro e mãe baiana, Augusto Baião é servidor público concursado da Prefeitura Municipal de Itabirito, formado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Salvador, estudante do Curso Técnico em Conservação e Restauro pela Fundação de Arte de Ouro Preto e também multiartista.
Itabirito - MG Atualizado às 14h27 - Fonte: ClimaTempo
22°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 23°

Dom 24°C 11°C
Seg 26°C 11°C
Ter 27°C 12°C
Qua 26°C 13°C
Qui 26°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete