Após a polêmica envolvendo Festival da Música de Itabirito, publicado com exclusividade pelo AGITO MAIS, vereadores da Bancada do Povo enviaram requerimento para a prefeitura municipal de Itabirito solicitando exclusividade para os músicos locais na próxima edição do evento.
Além disso, em diversas oportunidades, os parlamentares pautaram a falta de apoio e incentivo aos artistas locais no referido evento e na Julifest, que será realizada entre os dias 14 e 17 de julho, na Praça dos Inconfidentes.
O requerimento, assinado pelos vereadores Dr. Edson, Fabinho, Igor Junior, Max Fortes, Paulinho e Renê, datado de 11 de abril, foi enviado à administração pública solicitando que as próximas edições do festival da música seja "exclusivamente para os músicos, compositores e artistas de Itabirito". Segundo os vereadores da bancada, o documento se faz necessário uma vez que "o setor cultural foi o mais afetado nesses dois anos de pandemia, portanto nada mais justo e de bom senso que o festival pudesse fomentar/beneficiar os artistas locais dando mais apoio aos projetos musicais, culturais e artísticos".
Após esse documento, o Agito Mais solicitou e obteve, com exclusividade, documento oficial confirmando a participação de 19 atrações locais na edição de 2022 da Julifest.
Confira texto da nota na íntegra
"A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, esclarece que a programação da Julifest de 2022 contará com 19 bandas locais que serão contratadas por meio das regras de credenciamento artístico.
No entanto, a Julifest, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de julho, na Praça dos Inconfidentes, está em processo de estruturação.
Oportunamente e após o cumprimento dos trâmites legais, as demais informações relacionadas ao evento serão repassadas à imprensa".
Na última reunião de câmara, realizada no dia 18, o vereador Dr. Edson leu um manifesto assinado por diversos músicos do município.
Carta manifesto do Grupo de músicos de Itabirito
O manifesto, assinado por 26 artistas entre cantores, DJs, duplas e bandas, solicitava que o evento Julifest contemplasse ao menos 15 atrações locais na programação, dos mais de 40 projetos musicais existentes na cidade.
Além disso, os músicos reclamaram da falta de assistência e solicitaram, após divulgação de um investimento milionário para o evento, que parte desse valor fique no município de Itabirito, contemplando artistas locais.
Os músicos também enfatizaram a importância do setor cultural e artístico para a economia local, com geração de empregos, movimentação na cidade e comércio, além da fomentação do turismo.
Confira o texto do manifesto
"É com muita alegria e satisfação que estamos celebrando a retomada do evento ao vivo Julifet 2022, essa medida irá gerar um
fôlego e renovar as esperanças dos nossos músicos Itabiritenses, atuantes do cenário artístico musical de shows ao vivo aqui na
cidade. Viemos através dessa propor uma sugestão e medida a ser tomada para mitigar a crise em nosso mercado musical causada
pela COVID-19
O setor da música de certo é um dos mais impactados pela crise que todos vivemos, as atividades de praticamente todas as empresas que atuam nesse setor foram de 100 a 0 desde o início do lockdown. A crise econômica no setor cultural deve perdurar por pelo menos mais um ano. Por outro lado, sabemos que a cultura e a música, é um setor vital, com alto impacto em geração de renda, emprego e desenvolvimento, que gera uma fatia expressiva do PIB regional e nacional.
Desta forma, nós profissionais com os já vindouros prejuízos financeiros, para que não fiquemos sumariamente desassistidos em nossas necessidades enquanto cidadãos e formadores da cadeia econômica do nosso município, estamos nos mobilizando para preservar a cultura musical itabiritense, já que vários projetos musicais da cidade tiveram as suas atividades encerradas devido ao momento econômico que estamos vivendo.
Com a anunciação que será realizado o evento Julifeste 2022 e a divulgação do orçamento milionário para realização do mesmo, solicitamos um espaço maior na programação de artistas e bandas locais, garantindo que parte desse orçamento fique aqui no município de Itabirito, proporcionando aos artistas locais o investimento e manutenção de seus projetos. Somos mais de 40 artistas e bandas interessados em atender as demandas do evento, consideramos uma oportunidade de vitrine para divulgação, devido a grande rotatividade do público durante todos os dias de sua realização.
É expressamente importante o poder público fomentar essa atividade econômica dos nossos projetos musicais dando oportunidades, e cachês dignos para que possamos continuar disseminando a nossa música por toda a cidade, atendendo as demandas artísticas da população de Itabirito, em bares, aniversários, casamentos, eventos públicos, eventos corporativos, levando nossa cultura musical para toda região.
Por toda a via, queremos o apoio e atenção do poder público, nessa tentativa de amenizar um pouco os impactos emocionais e econômicos que a nossa classe musical vem vivendo, propondo que os Gestores do Município de Itabirito considerem a participação de no mínimo 15 artistas locais na grade de programação do julifest 2022 dos mais de 40 projetos musicais existentes em nossa cidade.
Itabirito é uma terra de pessoas acolhedoras e de expressivas tradições, que faz da nossa cidade um lugar único e encantador. Não podemos esquecer os artistas que fazem parte de toda essa singularidade que compõem a cultura local, principalmente os músicos independentes que lutam para sustentar a sua arte, muitas das vezes sem nenhum apoio e incentivo.
Desde já agradecemos pela atenção, e aguardamos um posicionamento dos gestores nos próximos dias".
Assinaram o documento: Banda Tindolelê, Cleo Santos e Banda, Dayvisson e Marcelo, Edu Santos, Diogo e Hernani, Sakassamba, Tricão, Ana e Doglas, Tuika, Paulinho Sacra e Daniel, Nando e Vandinho, Juliano Gonçalves, Julia Reis, Dj Felestrino, Dj Kayo, Chappa, Lumus Reductvs, Ricardo Moreira, Alisson e Denilson, Ronei Costa e Fabiano, Carol Mahe, Kebra e Desce, Jc Samba, Erva de Gato, Pirulito da Vila e Banda Axé Mais.
Músico se manifesta com relação aos cachês
O músico Marcelo Faria, da dupla "Deyvisson e Marcelo" falou sobre a confirmação das atrações locais para a edição de 2022 da Julifest e sobre a valorização dos músicos .
"A gente fica feliz do primeiro passo, da primeira conquista das 19 bandas estarem participando. Agora a gente espera que o cachê do show seja um cachê justo, que a gente consiga ter uma estrutura legal, colocar uma banda boa, criar um material profissional de divulgação, uma vez que ja tem dois anos que não tem evento na cidade. A secretaria de cultura tem uma boa grana em caixa, está trazendo artistas de nível nacional de renome, então a gente acredita muito que o cachê será expressivo".
Atrações ainda não foram divulgadas oficialmente
Apesar de muito já ter sido especulado pela imprensa local sobre as atrações que irão se apresentar na Julifest, a secretaria de cultura informou que o evento ainda está em fase de estruturação.
Mín. 9° Máx. 23°