Sábado, 28 de Maio de 2022
21°

Poucas nuvens

Itabirito - MG

Saúde Itabirito

Bancada do povo questiona prefeitura municipal de Itabirito sobre inatividade do prédio da "Farmácia de Minas"

Desde a sua inauguração, em agosto de 2020, instalações não são utilizadas

06/04/2022 às 18h43 Atualizada em 06/04/2022 às 19h22
Por: Jornalismo AgitoMais Fonte: Assessoria de imprensa "Bancada do povo"
Compartilhe:
Prédio no bairro Agostinho Rodrigues foi inaugurado para a
Prédio no bairro Agostinho Rodrigues foi inaugurado para a "Farmácia de Minas", há quase dois anos. Até o momento, nada foi instalado no local. (Foto: Estrada Real FM)

Na última segunda feira (4), o vereador Fabinho Fonseca, da "Bancada do povo", questionou, em reunião da câmara, a prefeitura municipal de Itabirito sobre a não utilização do prédio no bairro Agostinho Rodrigues, designado para a instalação da "Farmácia de Minas".

"A farmácia popular foi inaugurada, mas nunca foi usada para os fins que deveria ser. Esperamos que a nova secretária faça uso do espaço para o que ele foi inaugurado, pois o local está acabado e cheio de mato. Um espaço público parado, vai tendo mais gastos. Ele precisa ser utilizado. Deixo mais uma vez meu apelo sobre essa farmácia popular que foi inaugurada e nunca utilizada".

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o vereador esteve na porta das instalações e mostrou o descaso com o local, e novamente questionou a administração pública sobre o abandono do prédio e a falta de instalação da sua finalidade: a farmácia popular.

"Há dois anos atrás isso foi inaugurado e até hoje não funciona. Está totalmente abandonado o espaço e o que a gente quer cobrar da prefeitura é, se não tem condições de fazer a farmácia popular igual prometeram na inauguração, que usem esse espaço para outra coisa. Não deixem abandonado da forma que esta. Um espaço público abandonado gera mais gastos para o poder público, mais gastos com manutenção. Tem que dar uma atenção, fazer a limpeza. A gente aguarda que a prefeitura dê atenção e cumpra com o que foi falado".

Prefeitura se manifesta

A assessoria da "Bancada do povo" entrou em contato com a prefeitura municipal, enviando os questionamentos do vereador Fabinho Fonseca.

Nota oficial: "a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que, apesar da aprovação do projeto inicial, a Farmácia de Minas, no bairro Agostinho Rodrigues, não teve seu funcionamento liberado devido à existência de inadequações estruturais
e técnicas no prédio apontadas pelo Estado de Minas Gerais, anteriores à atual administração.
A Prefeitura informa que, visando à adequação do prédio, de acordo com as exigências do Estado de Minas Gerais, foram iniciadas obras de adequação da estrutura na última quinta-feira, dia 31 de março.

Por fim, a Prefeitura reforça que as obras a serem realizadas têm como objetivo manter a edificação em condições seguras para o funcionamento das atividades de atendimento ao público, seguindo a normatização exigida".

Vereador questiona demora para execução das adequações 

O vereador Fabinho Fonseca voltou a questionar a prefeitura após o comunicado em nota oficial.

Para o parlamentar, não há justificativa para o prédio ter sido inaugurado se não estava em acordo com as adequações exigidas pelo estado, tampouco para a demora no início dessas obras.

"Após quase dois anos da inauguração da farmácia popular, e, até o momento, sem nenhum benefício para a população, sem o espaço ser utilizado com nada, o que a gente vê é um espaço abandonado, se deteriorando por falta de uso. A questão que fica é a seguinte: por que foi inaugurado um espaço se não havia condições de ser usado pela população? Após essa reforma, vai ter condições do espaço ser utilizado para a finalidade?".

A prefeitura municipal não informou o tipo de reformas a serem executadas e nem o tempo de duração das obras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.