Sábado, 28 de Maio de 2022
21°

Poucas nuvens

Itabirito - MG

Entretenimento Itabirito

Festival da música gera polêmica entre população e músicos locais por permitir incrições do país inteiro

Reclamação é da falta de apoio e incentivo aos artistas do município

06/04/2022 às 07h51 Atualizada em 06/04/2022 às 13h26
Por: Jornalismo AgitoMais
Compartilhe:
Critérios do festival desagradou populares e artistas locais (Foto: Prefeitura Municipal de Itabirito)
Critérios do festival desagradou populares e artistas locais (Foto: Prefeitura Municipal de Itabirito)

A segunda edição do Festival da música de Itabirito ainda está com as inscrições abertas até o próximo domingo (10) e devem ser realizadas, exclusivamente, por meio de formulário disponível no site oficial da Prefeitura Municipal.

As músicas inscritas devem respeitar o regulamento descrito no edital. Cada participante poderá inscrever até três músicas. No entanto, apenas uma delas poderá ser classificada para concorrer ao prêmio.

 

Concurso de abrangência nacional gera polêmica entre a população e artistas locais

Entre as vagas, no mínimo 10 serão destinadas a participantes de Itabirito. Para a final, serão escolhidas 20 músicas.

Porém esses critérios não agradaram alguns populares e artistas do cenário local.

A reportagem do Agito Mais ouviu alguns músicos e diversos populares, que não serão identificados por questões de segurança, e manifestaram serem contrários ao critério de seleção de abrangência nacional. Somente quatro depoimentos serão expostos nessa reportagem.

"Existe uma forma muito mais eficaz de se fazer isso. Investir nos talentos da cidade, e assim, abrir as portas do país para os nossos artistas. Propiciar a vinda de artistas com recursos, estruturas, suporte na grande parte das vezes superior ao nosso, é criar uma disparidade no festival".

O músico ressaltou o apoio que recebem da população.

"Tocamos nos pouquíssimos barzinhos que ainda pode-se fazer música ao vivo. Se não é a população apoiar a gente e contribuir com o couvert artístico, essa prática estaria extinta na cidade. E olha que batalhamos, corremos atrás e bancamos do nosso bolso todo material que produzimos. Não acho justo fazer um festival e distribuir 50 mil reais as vezes só para artistas de fora. É um absurdo um festival com premiação de 50 mil reais aberto ao país inteiro. Volto a ressaltar a importância de dar oportunidade aos artistas da cidade e da necessidade desse dinheiro circular no município, fomentando a economia local".

 

Falta de incentivo da gestão para artistas locais

Outro artista que conversou com nossa reportagem destacou a falta de incentivo da administração pública com os músicos da cidade.

"Pandemia, quanto tempo a gente ficou sem poder trabalhar, a prefeitura não fez uma ação para favorecer os músicos de Itabirito depois que liberou o retorno. Não deu um apoio para ninguém e a gente sem espaço para tocar. Se não fossem os bares da cidade, estaríamos parados até hoje. Quem ajuda os músicos em Itabirito, é o comércio. Por isso não faço questão de entrar em nada que a prefeitura faz. Não da apoio nenhum pra gente. Toco mais em bar do que em festa que prefeitura promove. Isso é revoltante. Mas se um dia eu 'estourar', primeira coisa que vou falar é que não tive apoio nenhum de prefeitura".

Em uma rede social, populares também comentaram sobre a abrangência do festival.

"A ideia de abrir concurso para todo o Brasil é muito legal do ponto de vista de levar o nome da cidade para a nação. Mas seria viável se aqui em Itabirito os artistas já estivessem sendo valorizados. Como não é essa realidade, esse projeto de abrir para o Brasil todo se invalidade".

Outro membro de um mesmo grupo lamentou a falta de incentivo e a supervalorização dos artistas de fora.

"O concurso pode gerar fomento ao turismo, mas a administração pública está preocupada com as pessoas da cidade ou destacar o nome para fora? Não adianta de nada ter destaque em outras cidades do estado e até do país se esquece dos artistas locais, que sofreram na pandemia. Alguns ainda possuem outro trabalho como renda principal. Alguns vivem disso. E nada foi feito. E quando acontece a flexibilização de eventos presenciais, não focam em valorizar o que é da cidade e distritos. Festival de música, a premiação chega ao total de 50 mil reais, que pode acabar não ficando nem parte disso para alguém do município. Julifest quantos milhões serão gastos para trazer atrações de fora? É muito bonito fazer 'graça' para fora da cidade e deixar os daqui sem apoio, sem incentivo".

 

Os classificados serão divulgados no dia 25 de abril.

O evento de encerramento do Festival da Música ocorrerá no dia 21 de maio, presencialmente, no Complexo Turístico da Estação e contará com transmissão virtual.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.