Sábado, 28 de Maio de 2022
21°

Poucas nuvens

Itabirito - MG

Entretenimento Artigo de opinião

Não deixem o Mercado Municipal morrer - Coluna Lugares & Costumes

Augusto Baiâo

29/03/2022 às 17h57 Atualizada em 29/03/2022 às 18h22
Por: Jornalismo AgitoMais
Compartilhe:
Mercado Municipal de Itabirito. A imagem reflete duas realidades distintas: bares lotados e a falta de incentivo ao produtor agrícola e artesãos. (Foto: Augusto Baião)
Mercado Municipal de Itabirito. A imagem reflete duas realidades distintas: bares lotados e a falta de incentivo ao produtor agrícola e artesãos. (Foto: Augusto Baião)

As feiras fazem parte da evolução das civilizações no nosso planeta e são exemplos perfeitos do conceito de fenômenos socioculturais. Onde existe aglomeração de pessoas, existe também uma feira. E quem consegue resistir a uma ida até uma feira para ver e comprar tudo o que de mais belo e saboroso é produzido nas redondezas?

Historiadores afirmam que, desde o ano 500 antes de Cristo, esses eventos sociais começaram a se desenvolver. Em Itabirito, com a formação das primeiras vilas, as feiras também começaram a se formar e mais um padrão cultural foi criado.

No ano de 2014 o Mercado Municipal de Itabirito foi inaugurado com a finalidade de reunir tudo o que é produzido por artesãos e agricultores, além de ser um espaço de comunhão e convívio de toda a diversidade de pessoas.

Numa manhã no Mercado de Itabirito, é possível encontrar muita gente animada, bares lotados, boa comida e um clima contagiante que não deixa se afetar por grandes eventos esportivos que acontecem no mesmo dia na cidade. O público do Mercado é fiel, assíduo e merece um investimento em agenda e programação cultural e gastronômica. Os comerciantes merecem ainda mais apoio do poder público para melhorar sua estrutura e atender ainda melhor os seus clientes. A estrutura do Mercado também precisa passar por uma reforma, e o espaço destinado à venda de iguarias, artesanatos e verduras também merece mais incentivo.

A foto que ilustra essa coluna retrata muito bem essa divisão desigual. De um lado, barracas vazias de produtos e clientes em contraste ao outro lado lotado de bares e pessoas. Todos os públicos precisam ser contemplados. Os espaços precisam ser diferenciados para que ninguém seja prejudicado. Se a demanda por bares é grande, que seja criado um espaço gastronômico adequado para receber a grande quantidade de pessoas. Por outro lado, a feira de verduras e iguarias não pode ser sufocada e deixar de existir aos poucos. Sufocar a feira faz o Mercado perder a sua finalidade. Falta uma gestão de eventos que consiga aliar o potencial agrícola do município com as práticas artísticas e culturais que o povo gosta.

Os artistas Itabiritenses merecem e precisam de um palco equipado e fixo para apresentarem espetáculos enquanto muitos compram seus alimentos ou curtem uma cerveja gelada com os amigos.  Os grandes eventos sazonais, como os campeonatos internacionais de esportes, fomentam o turismo e a economia, mas infelizmente se vão embora. O Mercado Municipal, não! O Mercadão é patrimônio do povo de Itabirito e merece ser preservado, potencializado.

As paredes do Mercado merecem mais cores, mais verde , mais alegria. O itabiritense que paga seus impostos precisa de um espaço público de qualidade e com uma programação que possa devolver toda a alegria e arte produzida pelos artistas locais da nossa cidade encanto.

Uma cerveja gelada e um pastel de angu faz bem a toda a gente. Mas o Mercado não pode ser apenas bar. O Mercado pode ser isso e mais do que isso: o Mercado de Itabirito precisa voltar a ser um espaço verde, aconchegante e feliz, assim como o seu povo é!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Augusto Baião
Augusto Baião
Sobre Filho de pai mineiro e mãe baiana, Augusto Baião é servidor público concursado da Prefeitura Municipal de Itabirito, formado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Salvador, estudante do Curso Técnico em Conservação e Restauro pela Fundação de Arte de Ouro Preto e também multiartista.
Itabirito - MG Atualizado às 13h46 - Fonte: ClimaTempo
21°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 23°

Dom 24°C 11°C
Seg 26°C 11°C
Ter 27°C 12°C
Qua 26°C 13°C
Qui 26°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete