Sábado, 28 de Maio de 2022
19°

Poucas nuvens

Itabirito - MG

Cidades Itabirito

Prefeitura de Itabirito realiza licitação e aprova quase 5 milhões de reais para serviços de buffet, coffee break e refeições

Vereadores da bancada do povo questionam administração sobre elevado valor

23/03/2022 às 10h54 Atualizada em 24/03/2022 às 18h55
Por: Jornalismo AgitoMais
Compartilhe:
Contrato é de quase 5 milhões de reais e tem vidência por um ano. (Foto: Festa In House)
Contrato é de quase 5 milhões de reais e tem vidência por um ano. (Foto: Festa In House)

Na tarde de ontem (22), a prefeitura de Itabirito promoveu uma licitação para contratação de empresas para fornecimento de serviços de buffet, almoços e coffee break.

O valor inicial foi de 7,5 milhões de reais, porém o valor final foi de R$4.269.000,00 milhões. Segundo informações, nada de irregular foi constatado no processo.

Licitação para fornecimento de buffet, coffee break, refeições e kits lanches

Em documento obtido pela reportagem do Agito Mais, tivemos acesso aos itens constados no processo licitatório número 050/2022.

Segundo documento: "OBJETO: registro de preços para futura e eventual contratação de pessoa jurídica para serviços de buffet com fornecimento de gêneros alimentícios como coffee break, coquetel, decoração, kit lanche, refeição em restaurante, e serviços de garçons para atender as demandas dos eventos institucionais, corporativos e de representação, envolvendo solenidades, seminários, encontros, reuniões, palestras, cursos, conferências, treinamentos, oficinas, workshops, eventos artísticos, culturais, turísticos, esportivos, internos, externos e outros, realizados pela Prefeitura de Itabirito".

Na lista de solicitações, segue:

BUFFET I: 13 mil unidades total, sendo refrigerantes, sucos, achocolatados e café; 06 salgados simples por pessoa; 2 mini sanduíches por pessoa; 02 pedaços de bolo por pessoa, além da montagem da mesa.

BUFFET II: 12 mil unidades total. Na opção a seguir, excluem as fatias de bolos e incluem salgados finos, como folhados de damasco com bacon, empadinha de camarão, camafeu de camarão, ouriço de bacalhau, dois tipos de quiches e outros. Além disso, um profissional para reposição das mesas.

Para o quesito DECORAÇÃO, foram solicitados 01 arranjo de mesa, com no mínimo 60 cm de altura, 01 arranjo de chão, 02 colunas de flores, podendo conter rosas, lírios, copo de leite, lisiantus, chuva de prata, e tulipas, entre outros itens.

Sobre o fornecimento de refeições em restaurantes, foram solicitadas 2 mil unidades, com 2 opções de entradas frias (saladas/cremes/mousses).

Para pratos principais, 2 opções de pratos quentes (peixe, ave ou carne), com guarnições e uma massa.

Além disso, no documento consta a solicitação de 100 unidades de bolos festivos, com tamanho mínimo para 150 pedaços, fornecimento de serviços de garçons (250), locação de 300 toalhas de mesas, além do kit lanche, contendo sanduíches, sucos, fruta e refrigerantes, no total de 250 mil unidades.

Ainda de acordo com o documento, todas as quantidades foram baseadas pelas "experiências vividas nos exercícios anteriores, as quantidades foram estimadas pelas secretarias solicitantes".

O valor de referência foi R4.438.945,00 (quatro milhões, quatrocentos e trinta e oito mil, novecentos e quarenta e cinco reais).

Manifestação dos representante da bancada do povo

O vereador Renê Butekus, membro da "Bancada do povo" na câmara municipal, questionou à prefeitura municipal o alto valor da licitação para fornecimento de alimentação para eventos e o fornecimento de refeições em restaurantes, já que o cartão refeição está em tramitação na casa legislativa para aprovação.

"Vai acontecer, na Prefeitura Municipal de Itabirito, uma licitação de coffee break, lanches, aluguel de toalhas, buffet, decoração, fornecimento de restaurante e, exatamente, 250 mil kits de lanches. Duas mil refeições servidas em restaurantes, 300 locações de toalhas de mesa, 100 confecções de bolos festivos: deve ser um por ano de Itabirito, já que vai fazer 100 anos no próximo. Duzentos e cinquenta garçons, 120 decorações de um tipo, 70 do outro, 12 mil buffets mais 13 mil buffets de outro, cada um de um jeito".

Sobre o valor inicial da licitação, Renê fez um comparativo com situações da cidade: "estou falando de sete milhões e meio, e o povo passando dificuldade, o povo com falta de remédio. A UBS do Santa Teresa com sérios problemas, o sucateamento da saúde do município, nossa cidade é uma lua de tanta cratera que tem e ninguém resolve, mas nós temos tempo e prazo para fazer licitação e meio".

O parlamentar se dirigiu, em especial, à população da cidade: "população de Itabirito, estamos falando de sete milhões e meio para lanchinhos e coffee break. Por que o cartão de 450 reais foi aprovado nessa casa? Não era para dar refeição para o servidor? Não era para dar refeições para vários funcionários? Por que não usa o cartão para almoçar em qualquer lugar?".

Nossa reportagem entrou em contato com o vereador Renê Butekus, questionando se houve tempo de solicitar algum esclarecimento da prefeitura. Ele informou que não, pois a licitação já havia acontecido.

Manifestações da população

Em um grupo do aplicativo whatsapp, que reúne diversos moradores de Itabirito, quando o assunto foi abordado, as manifestações foram de espanto e negatividade.

Um membro cogitou que, no alto valor da licitação, deveria ter "lagosta, caviar, champagne, trufas brancas e mais o que?"

Outra residente de Itabirito indagou "como estará o município até o fim do mandato".

O advogado, Dr. Mariel Marra, responsável por algumas representações em Itabirito fez um comparativo sobre os atingidos pelas chuvas que tiveram o auxílio negado. "É um prefeito muito festivo, né? Enquanto isso, nega pagar o auxílio emergencial para os atingidos pelas chuvas. É um escárnio. Fazendo festas enquanto o povo está sofrendo. O povo de Itabirito que é muito manso. Por muito menos, Maria Antonieta foi decapitada na França".

Outra participante do grupo afirmou que "não há quem não se revolte com uma situação dessas. A não ser quem participará das festinhas".

A vigência do contrato é de um ano, e o valor final foi de R$4.269.000,00.

 

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.