Sábado, 28 de Maio de 2022
22°

Poucas nuvens

Itabirito - MG

Cultura Artigo de opinião

Do "Sagrado ao Profano", Ouro Preto se mantém viva - Coluna Lugares & Costumes

Augusto Baião

15/03/2022 às 19h07 Atualizada em 15/03/2022 às 19h13
Por: Jornalismo AgitoMais
Compartilhe:
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto-MG (Foto: Augusto Baião)
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto-MG (Foto: Augusto Baião)

Desde a sua criação, o município de Ouro Preto carrega a simbologia do ouro e da riqueza, que selecionou e a elevou a patrimônio mundial pela UNESCO, em 1980. Toda essa relevância deve-se à exploração mineradora, ao forte poder governamental e religioso, além da preservação de suas expressões artísticas e arquitetura. Ouro Preto consegue mesclar as características do passado, pessoas de diversos lugares com as produções contemporâneas em um só território. É o berço dourado da cultura brasileira!

 

Na última sexta-feira (11/3), a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto convidou a comunidade a participar da primeira Via Sacra de 2022 e, novamente, a cidade mostrou toda a sua tradição religiosa como forma de reafirmar sua devoção, e também reativar as celebrações que, de alguma forma, foram afetadas com as restrições sanitárias decorrentes da pandemia.

 

Com a organização das Ordens Terceiras de São Francisco de Assis, Nossa Senhora das Mercês e Perdões e dos Servitas, a solene Via Sacra Penitencial conduziu a imagem do Bom Jesus dos Perdões pelos Passos da Paixão até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, com a participação especial da Sociedade Musical Bom Jesus das Flores e do Coro e Orquestra Dom Oscar. O Padre Edmar José da Silva, fervorosamente guiou uma emblemática e necessária procissão em tempos sombrios, provando que a fé e as expressões culturais devem sempre ser renovadas.

 

Via Crucis, Via Sacra (O caminho da Cruz), milenar tradição da Igreja, recorda a paixão de Cristo do tribunal de Pilatos até o monte do Calvário, e indica a sexta-feira como dia para a prática do jejum e caridade. Pandemia, violências, desastres naturais, guerras e tantos outros fenômenos que estão ocorrendo em nosso planeta são motivos suficientes para que todo o poder da oração possa ser direcionado a essas causas urgentes. Para os que não comungam da mesma fé, ainda assim é uma oportunidade de união em prol de bons sentimentos.

 

Mas Ouro Preto não é apenas uma cidade de eventos religiosos: a cidade também é um polo cultural diverso, e logo ao virar uma esquina tortuosa, pode-se encontrar uma fantástica galeria de arte, com exposições de artistas locais e de outras regiões do Brasil ou ainda degustar um típico acarajé baiano num espaço aconchegante, como o Maria Farinha, localizado no bairro Antônio Dias, enquanto ouve-se a discotecagem frenética e contemporânea do DJ Pátrida. As pousadas aos poucos também vão recebendo mais hóspedes, a exemplo da tradicional Pousada Vila Rica, casarão colonial revestido de originais azulejos portugueses e pedras maciças, com bom atendimento e preço justo.

 

Com o indicativo de controle epidemiológico e a mais recente flexibilização por parte do governo, que já não torna obrigatório o uso de máscaras em espaços abertos, os movimentos e expressões genuínas da população precisam ressurgir como afirmação dos valores e costumes e também como estímulo e atrativo para o enriquecimento da oferta cultural e turística. Desde os primórdios da civilização, as pessoas sentem a necessidade de congregar e reunir forças, seja em forma de festa ou culto.

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Augusto Baião
Augusto Baião
Sobre Filho de pai mineiro e mãe baiana, Augusto Baião é servidor público concursado da Prefeitura Municipal de Itabirito, formado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Salvador, estudante do Curso Técnico em Conservação e Restauro pela Fundação de Arte de Ouro Preto e também multiartista.
Itabirito - MG Atualizado às 14h47 - Fonte: ClimaTempo
22°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 23°

Dom 24°C 11°C
Seg 26°C 11°C
Ter 27°C 12°C
Qua 26°C 13°C
Qui 26°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete