Sábado, 28 de Maio de 2022
21°

Poucas nuvens

Itabirito - MG

Saúde Itabirito

Estado libera uso de máscaras em locais abertos. Itabirito decidirá após o próximo sábado

Municípios terão autonomia para flexibilização do uso do protetor facial

10/03/2022 às 20h00
Por: Jornalismo AgitoMais
Compartilhe:
A partir do próximo sábado, em todo o estado o uso de máscaras está liberado em espaços ao ar livre
A partir do próximo sábado, em todo o estado o uso de máscaras está liberado em espaços ao ar livre

Na tarde desta quinta feira (10) o governo do estado anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 ao ar livre.

De acordo com a secretaria de estado de saúde, o momento já é de flexibilização de acordo com os índices de queda da contaminação da doença.

A liberação passa a valer a partir de sábado (12). Porém, o uso de máscaras continua obrigatório em espaços fechados.

 

Extinção do plano Minas Consciente

O plano Minas Consciente, que determinava as deliberações acerca da pandemia, desde o início de 2020 também será extinto já que a pandemia já se encontra controlada em todo o estado.

Segundo o secretário de saúde, Fábio Baccheretti, "a partir de sábado, acaba, então, o Minas Consciente. Um programa que completaria dois anos no próximo mês, muito importante, que dava uma relação de incidência, de paciência relacionado a ondas, que demonstrou muito eficaz no estado, com letalidade muito menor que a do país, e conseguindo também fazer ações mais importantes para a saúde e menos graves, obviamente, para a economia. Foi um sucesso o Minas Consciente”.

 

Autonomia para os municípios

Para a liberação do uso do protetor facial em locais abertos de forma segura, a recomendação da secretaria de estado de saúde é que o número de vacinados seja superior a 80% com as duas doses.

 

Flexibilização em Itabirito

Em contato com a prefeitura municipal, a secretaria de saúde informou, em nota, que as deliberações continuam vigentes até o próximo sábado, quando o plano Minas Consciente será extinto.

"A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que ações municipais relacionadas à Covid-19 são definidas pelo Comitê Covid, que se reúne semanalmente, tendo como referência as medidas determinadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais, no contexto do Plano Minas Consciente, em vigor no Estado até o próximo sábado, dia 12 de março.

A Prefeitura informa que qualquer decisão do Governo Municipal só será anunciada após esse período e sob orientação do Comitê Municipal Covid-19".

Em Itabirito, 122.737 doses já foram aplicadas, de acordo com último boletim, emitido ontem (9).

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.