Sábado, 28 de Maio de 2022
22°

Poucas nuvens

Itabirito - MG

Cultura Coluna de opinião

Coluna Lugares & Costumes - Festa do Bonserá Cultural ressurge como um marco da cultura de Itabirito

Augusto Baião

08/03/2022 às 18h14 Atualizada em 09/03/2022 às 09h25
Por: Jornalismo AgitoMais
Compartilhe:
Festa do Bonserá foi realizada no último sábado. (Foto: Augusto Baião)
Festa do Bonserá foi realizada no último sábado. (Foto: Augusto Baião)

No último sábado, 5 de março, o município de Itabirito teve o privilégio de celebrar mais um marco das manifestações culturais e artísticas da Região dos Inconfidentes. A grande e tão esperada Festa do Bonserá Cultural, retornou com muita alegria, brilho e valorização dos artistas locais.


O espaço multicultural, que teve sua estreia no mês de outubro de 2018, surgiu como uma proposta inovadora para reunir toda a diversidade de sons, cores e sabores, em plena região central de Itabirito e, também, para servir de palco para as mais variadas formas de expressões artísticas produzidas na cidade e no estado mineiro. Inicialmente, formatada como espaço multicultural e bar, o Bonserá Cultural ao longo dos anos reuniu diversas bandas, DJ´s, grupos teatrais, artistas diversos, além de milhares de pessoas que compartilham sentimentos em comum: o amor ao próximo e a liberdade de ser quem se é.


No entanto, com o surgimento da Pandemia de Covid-19, o espaço, assim como diversos outros setores, precisou encerrar suas atividades e se reinventar. Agora, com um cenário um pouco mais controlado, o evento ressurge como um refresco aos ânimos tão afetados em tempos turbulentos. Seguindo todos os protocolos sanitários, incluindo exigência de comprovante de vacinação na entrada da festa e limitação de público, o Bonserá provou mais uma vez que a arte sempre sobreviverá.


Realizada temporariamente no Espaço Gamel, próximo à Usina Esperança (VDL), em Itabirito, a Festa contou com as apresentações da cantora Isabela Dilly, Mina Bloco, DJ Kabulom além da aclamada DJ Sara Boratti. O som começou pela tarde e se arrastou até o fim da noite com muita gente bonita e animada. De acordo com Sara Boratti, que além de DJ também é multi-artista e está prestes a completar 10 anos de carreira como atriz, “a Festa do Bonserá é um movimento de expressão artística que transmite toda a necessidade cultural que o itabiritense tem de ser livre e de se expressar”.


O município de Itabirito, que goza de um dos melhores orçamentos do estado além de possuir uma vasta produção cultural, vem enfrentando diversos desafios no que tange às políticas públicas culturais, uma vez que não vem conseguindo demonstrar através das ações do poder executivo municipal, um projeto de fomento às expressões culturais e artísticas que são desenvolvidas pelos itabiritenses. É notório que a pandemia limitou de forma demasiada as ações culturais em todo o mundo e em Itabirito não foi diferente, principalmente quando tais ações envolvem a aglomeração de pessoas. No entanto, foram poucas as iniciativas eficazes para as artes em Itabirito, como a renovação do cadastro dos artistas e a divulgação do edital da Lei Federal Aldir Blanc, limitando-se a realizar eventos virtuais que geraram altos investimentos e pouco retorno de público.


Mesmo com o avanço da vacinação da população contra a covid, a pasta da cultura em Itabirito continua demonstrando pouca versatilidade e inovação em relação às demandas da população. Já a cidade vizinha, Ouro Preto, por exemplo, com muito menos recurso, acaba de abrir o edital para as inscrições do Festival de Popularização do Teatro. O povo itabiritense também necessita manter suas expressões e o poder público precisa acompanhar essas demandas. O Bonserá, além de ser um movimento genuíno das artes em Itabirito, vem provando que consegue, mesmo sem o apoio dos governantes, se manter vivo sem perder a qualidade. Muito além disso, provou neste sábado ensolarado, que em Itabirito a Arte ainda Pulsa, e pulsa forte!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Augusto Baião
Augusto Baião
Sobre Filho de pai mineiro e mãe baiana, Augusto Baião é servidor público concursado da Prefeitura Municipal de Itabirito, formado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Salvador, estudante do Curso Técnico em Conservação e Restauro pela Fundação de Arte de Ouro Preto e também multiartista.
Itabirito - MG Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
22°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 23°

Dom 24°C 11°C
Seg 26°C 11°C
Ter 27°C 12°C
Qua 26°C 13°C
Qui 26°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete