Itabirito Mg = Nesta próxima semana o Grupo belo-horizontino Maria Cutia, estará em Itabirito no dia 27/02, às 18:00, para o lançamento da oficina brincante seguida de bate-papo com o objetivo de apresentar o Laboratório de Palhaçaria e de trocar experiências com educadores, artistas, professores de arte e pessoas em geral interessadas na arte do brincar, evento que será realizado no Atelier de Artes Integradas, no bairro Boa Viagem.
Com tradição de circular pelo interior de Minas, o Grupo Maria Cutia já se apresentou em 21 estados brasileiros e ainda fora do país, durante incursão pela África. Mas é a primeira vez que realizam um projeto com foco na formação artística.
“Já nos apresentamos algumas vezes em Itabirito, mas até então não tínhamos levado ações formativas. Queremos estreitar ainda mais os laços com moradores e a cena artística da cidade. Vamos ministrar o curso de palhaço no Atelier de Artes Integradas, espaço lindo e acolhedor, com público interessado na linguagem da palhaçaria”, explica Mariana Arruda, atriz, palhaça e fundadora do Grupo Maria Cutia.
“Falo por mim que cresci numa cidade (Montes Claros) que não tinha teatro, nem escola de arte, na minha época. Já mudou muito, mas a gente tem que ter isso como norte. O Brasil é um país enorme, e não podemos focar somente nas capitais. Nós do Maria Cutia temos sempre muita vontade de conhecer a arte feita em outros lugares, por grupos locais. Conhecer quem faz e pulsa teatro ali. Então a ideia desse laboratório é aprofundar nesse intercâmbio”, completa Mariana.
No dia 19 de março, domingo, tem apresentação aberta ao público do espetáculo “Ópera do Sabão” em espaço público (que será divulgado em breve). O Palhaçatório – o Laboratório de Palhaçaria acontece de 21 de março a 4 de maio, às terças e quintas, de 17h30 às 21h30, com encerramento e Mostra de Cenas, no dia 5 de maio, sexta-feira.
O curso de palhaço será oferecido nos meses de março e abril, às terças e quintas, de 17h30 às 21h30, para 20 artistas de Itabirito. Para se inscrever no curso, o candidato deve preencher a ficha de inscrição online disponível no (https://forms.gle/Yh4ugrhjL7WXSs4w7) com breve carta de motivação. Serão selecionados candidatos com alguma ou nenhuma experiência no universo da palhaçaria.
“O formato de oficina que trabalhamos, para além da capacitação artística, tem o caráter de troca e afetividade. É um espaço onde compartilhamos conhecimentos, conhecemos pessoas, histórias, cidades, trocamos e criamos vínculos. Caminhos que só a arte nos possibilita”, comenta a coordenadora de produção do grupo, Luisa Monteiro.
A programação do projeto é toda gratuita, aberta ao público, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo. Este projeto tem ainda o patrocínio da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Para mais informações:
Instagram: @grupomariacutiadeteatro
RIZOMA COMUNICAÇÃO E ARTE
Beatriz França – Assessoria de Imprensa
31 9 9733-3127 | beatrizfranca@rizomacomunica.com.br