DNIT rebate Cleitinho e descarta risco estrutural em ponte da BR-381, mas prevê obras de reabilitação

As obras serão realizadas pela empresa que assumirá a concessão da rodovia em fevereiro de 2025.

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Senador Cleitinho Azevedo cobra interdição; DNIT garante segurança e planeja melhorias. Foto = reprodução vídeo feito pelo Deputado Cleitinho.
Senador Cleitinho Azevedo cobra interdição; DNIT garante segurança e planeja melhorias. Foto = reprodução vídeo feito pelo Deputado Cleitinho.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) descartou qualquer risco estrutural na ponte da BR-381, em João Monlevade. No entanto, o órgão informou que aprovou um anteprojeto para obras de reabilitação da ponte, que serão realizadas pela empresa que assumirá a concessão da rodovia, conhecida como ‘Rodovia da Morte’.

Na segunda-feira (6 de dezembro de 2025), o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) postou um vídeo em suas redes sociais mostrando trincas e rachaduras na ponte, cobrando do DNIT a interdição do local para evitar um acidente semelhante ao ocorrido na ponte da BR-226, que liga o Maranhão ao Tocantins.

“O DNIT salienta que não há risco estrutural na ponte. Sendo assim, a autarquia informa que aprovou em novembro de 2024 o anteprojeto para o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, execução das obras e demais operações necessárias para a reabilitação da ponte sobre o Rio Piracicaba VII, localizada no km 349,09 da BR-381/MG“, informou o órgão.

Veja vídeo gravado por Cleitinho no Instagram:


As ações para a contratação das obras foram redirecionadas para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), uma vez que o trecho foi concedido e, a partir de 6 de fevereiro de 2025, ficará sob responsabilidade da empresa vencedora do leilão. Até a assunção do trecho pela empresa, o DNIT continuará realizando ações de manutenção e monitoramento das suas Obras de Arte Especiais (OAEs).

A empresa que venceu o leilão da BR-381, o fundo 4UM, ainda não assinou o contrato de concessão. A assinatura estava marcada para 2 de dezembro de 2024, mas a empresa pediu um prazo maior de 45 dias. A expectativa é que o contrato seja assinado até o dia 24 de janeiro de 2025.

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