Minas Gerais = No dia 18 de agosto, irá se encerrar o contrato entre a concessionária Via 040 e o governo federal, pela administração dos 936,8 quilômetros da BR-040, que vai de entre Juiz de Fora a Brasília.
Caso a empresa entregue a gestão da rodovia mineira, às 11 praças de pedágio que funcionam atualmente ao longo da BR-040 parariam de cobrar tarifa dos usuários.
A BR-040 foi entregue à iniciativa privada em 2014 e a previsão era que a concessionária Invepar (que criou a Via 040 para gerir o trecho) ficasse responsável pela gestão da rodovia até 2044. A empresa, no entanto, afirma que dificuldades financeiras, atrasos na liberação de licenças ambientais e redução da atividade econômica a partir de 2015 tornaram a concessão insustentável.
Em setembro de 2017, a Via 040 formalizou ao governo federal a intenção de devolver a rodovia para o poder público. O pedido de relicitação foi acatado pelo Ministério da Infraestrutura em 2019 e o processo de devolução se dá desde então.
Em 19 de fevereiro de 2022, o governo federal assinou um aditivo de contrato com a concessionária prorrogando a gestão da empresa por 18 meses, até que o processo de relicitação fosse concluído. O prazo se encerra no mês que vem, no dia 18 de agosto.
Em caso de não renovação do contrato, a gestão da rodovia voltaria a ficar sob responsabilidade do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Além disso, os 11 pontos de pedágio ao longo da via seriam desativados e os 740 funcionários da empresa seriam desligados.