Dezesseis cidades de Minas Gerais estão em situação de emergência devido ao período chuvoso, com dez delas localizadas na região Leste do estado. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) informou que, em 24 de novembro de 2024, 13 cidades já estavam em emergência, com 140 pessoas desabrigadas e 293 desalojadas. Virgolândia, atingida por fortes chuvas em 21 de novembro, é um dos três novos municípios adicionados à lista.
Na cidade de Virgolândia, na região do Vale do Rio Doce, choveu 122 milímetros em três horas, fazendo o ribeirão Palmital transbordar e inundar várias ruas do centro. Trinta casas foram atingidas e carros ficaram submersos.
A situação de emergência permite que os municípios solicitem recursos federais e estaduais para ações de Defesa Civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.
Lista em ordem alfabética dos municípios em emergência
- Alfenas
- Brasópolis
- Carlos Chagas
- Conselheiro Pena
- Franciscópolis
- Galileia
- Guaranésia
- Mendes Pimentel
- Novo Oriente de Minas
- Ouro Verde de Minas
- Rochedo de Minas
- São Geraldo do Baixio
- São José da Safira
- Tapira
- Uberaba
- Virgolândia
A primeira morte em decorrência das chuvas foi registrada em 24 de novembro, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Jhei Soares Martins, de 28 anos, morreu após sair de um carro alagado e ser arrastada pela enxurrada. Ela foi reanimada pelo marido e pelos bombeiros, mas não resistiu.