O Dique B, localizado na Mina Horizontes, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, teve seu nível de emergência encerrado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A decisão, tomada em 30 de dezembro de 2024, foi divulgada nesta terça-feira (7 de janeiro de 2025) pela mineradora Vale, responsável pela estrutura.
Segundo a Vale, a estrutura recebeu a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) após a realização de obras de direcionamento de drenagens e investigações geotécnicas complementares, que reavaliaram os parâmetros de resistência do dique.
Desde 2022, a Vale informa que 17 de suas barragens tiveram o nível de emergência encerrado. No entanto, a empresa relata que 14 estruturas ainda permanecem em alerta, todas inoperantes.
A estrutura do Dique B estava no nível 1 de emergência da classificação da ANM, que indica anomalia de fácil reparo. O nível 2 ocorre quando ações para corrigir a instabilidade não são suficientes, e o nível 3 indica risco iminente de rompimento.