Em uma colorida e devota celebração de Páscoa, a cidade de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, se encheu de vida neste domingo (31 de março de 2024). A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no coração da região Central da cidade, acolheu centenas de fiéis para a procissão da Ressurreição e a Missa Festiva, eventos que destacam a rica tradição religiosa da cidade.
Desde as primeiras horas da manhã, os participantes seguiram o Santíssimo Sacramento da Basílica de Nossa Senhora do Pilar até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, percorrendo um caminho adornado com os tradicionais tapetes de serragem. Estes tapetes, verdadeiras obras de arte efêmeras, foram criados com serragem colorida formando desenhos simbólicos como flores, cruzes e cálices, além de frases em latim, perpetuando uma tradição que data do século XVIII.
A montagem dos tapetes começou no sábado (30 de março) e continuou pela madrugada, com a ajuda de moradores e turistas. O percurso de aproximadamente dois quilômetros, entre a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar e a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, foi transformado em uma galeria a céu aberto, refletindo a alegria da Ressurreição com casarões ornamentados com toalhas brancas e roxas.
A programação do Domingo de Ressurreição em Ouro Preto ainda reserva momentos de reflexão e celebração, com missas programadas ao longo do dia em várias igrejas da cidade, culminando com a Missa Solene na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, onde ocorrerá a coroação da Imagem de Nossa Senhora das Dores e o canto do “Te Deum”, um hino de ação de graças.