No último sábado (24 de fevereiro de 2024), a Escola Municipal José Ferreira Bastos, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, foi palco de uma campanha de doação de sangue, que mobilizou mais de 100 pessoas. A ação foi uma parceria entre a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, o Hospital São Vicente de Paulo e a Fundação Hemominas, que é responsável pelo abastecimento de sangue dos hospitais da região.
Os doadores, que foram previamente cadastrados e avaliados clinicamente pela Fundação, compareceram ao local para realizar a doação, que dura cerca de 15 minutos e pode salvar até quatro vidas. A campanha teve como objetivo aumentar o estoque de sangue, que costuma diminuir no período de férias e carnaval, e conscientizar a população sobre a importância desse gesto de solidariedade.
A secretária de Saúde, Cleusa Claudino, destacou a relevância da campanha:
“Por meio do ato da doação, estamos pensando no próximo que precisa desse sangue para tratar diversos tipos de doenças. Esperamos que a campanha retorne em breve com o intuito de salvar vidas”, disse.
A coordenadora de captação do Hemominas, Cristina Torres, explicou que a coleta externa, realizada fora das unidades de saúde, é uma forma de levar a doação de sangue a municípios que não têm ponto fixo de doação:
“Além das bolsas de sangue e de esperança, levamos conscientização sobre a importância da doação e do serviço para a população”, afirmou.
Os doadores também aprovaram a iniciativa:
“A doação de sangue é importante para ajudar aqueles que precisam. Sou doadora há algum tempo e sempre vou para Belo Horizonte em caravanas. Ter a oportunidade em Itabirito incentiva novos doadores”, ressaltou Crislaine Batista.