Prefeitura de Itabirito explica demolição de parte do Cine Teatro Liz Bastos

Por Redação Agito Mais

Após desabamento da marquise, parede frontal do prédio histórico teve que ser removida por questões de segurança; obra tem aval do Conpatri. foto do momento da demolição.
Após desabamento da marquise, parede frontal do prédio histórico teve que ser removida por questões de segurança; obra tem aval do Conpatri. Foto = reprodução/divulgação.
COMPARTLHE:
WhatsApp

A Prefeitura de Itabirito, na região Central de Minas Gerais, divulgou uma nota oficial nesta terça-feira (24 de outubro de 2023), para esclarecer a situação do Cine Teatro Liz Bastos, um dos patrimônios culturais da cidade de Itabirito. O prédio está passando por uma intervenção desde janeiro deste ano, quando a marquise desabou e danificou a fachada e as laterais da construção.

Segundo a nota, a Prefeitura foi notificada pelo Ministério Público sobre o caso e irá se manifestar no prazo de 10 dias úteis. A nota ressalta que não há nenhuma ação judicial em andamento, apenas uma apuração do órgão em inquérito civil.

A Prefeitura informa que, na última quarta-feira, dia 18 de outubro, foi necessário demolir toda a parede frontal do Cine Teatro Liz Bastos, que era feita de tijolos cerâmicos maciços. A medida foi tomada depois que um dos elementos estruturais de concreto se rompeu durante a abertura de um espaço para o uso de equipamentos mecanizados na demolição da cobertura.

A intervenção visa garantir a segurança dos trabalhadores e dos futuros frequentadores do espaço, que será totalmente reconstruído conforme projeto aprovado pelo Conselho Consultivo e Deliberativo do Patrimônio Cultural e Natural de Itabirito (Conpatri), sem desrespeitar as regras de tombamento.

A Prefeitura reforça que a demolição está sendo feita de forma controlada, com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) pelos funcionários e o isolamento da área, com o apoio da Secretaria de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *