A história da ferrovia que uniu Ouro Preto ao Rio de Janeiro é destaque na Rede Minas

Por Redação Agito Mais

Programa da Rede Minas revela os bastidores da inauguração do trem que contou com a presença de Dom Pedro II em 1889. Foto da estação.
Programa da Rede Minas revela os bastidores da inauguração do trem que contou com a presença de Dom Pedro II em 1889. Foto = reprodução internet.
COMPARTLHE:
WhatsApp

Uma viagem no tempo pela Estação Ferroviária de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, um patrimônio histórico e cultural que marcou a história do Brasil. Foi lá que Dom Pedro II, em um dos seus últimos atos como imperador, inaugurou o trem que ligou a antiga capital mineira ao Rio de Janeiro em 1889. O trem foi um símbolo de progresso e prosperidade para a região, que atraiu os olhares dos brasileiros e dos ingleses.

Essas e outras curiosidades sobre a “linha mineira” serão mostradas no programa Estações, da Rede Minas, que vai ao ar nesta terça-feira (21 de novembro de 2023), às 19h. O programa traz imagens que contrastam o passado e o presente da Estação Ferroviária de Ouro Preto, que está fechada desde o início da pandemia, mas ainda preserva a memória de uma época que não se apaga.

O programa conta também com a participação de especialistas que falam sobre a importância histórica e cultural da ferrovia. Entre eles, o jornalista e escritor Angelo Oswaldo, que narra a visita de Dom Pedro II à cidade, e as historiadoras Juliana Brandão e Deolinda dos Santos, que explicam a trajetória e os desafios da Estação Ferroviária de Ouro Preto.

Para acompanhar o programa, o público pode sintonizar na Rede Minas:

  • Pelo site: redeminas.tv
  • No canal 9 (VHF) ou 17 (UHF);
  • Net 20 e Net HD 520;
  • Vivo 9;
  • One Seg (para celulares e portáteis) 9.3;
  • Ou pelo satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

 

O programa também está disponível no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *