Defesa Civil orienta moradores e comerciantes sobre período chuvoso em Itabirito

Por Redação Agito Mais

Reunião apresenta o Plano de Contingência Municipal, áreas de risco de inundação e sistema de alerta para a população. Foto do momento da reunião.
COMPARTLHE:
WhatsApp

A Defesa Civil de Itabirito, na região Central de Minas Gerais, realizou entre os dias 24 e 26 de outubro de 2023, uma reunião em Itabirito, com moradores e comerciantes dos bairros Praia, Centro e São Geraldo, para apresentar orientações e medidas de segurança no período chuvoso. A ação teve como objetivo prevenir e reduzir os danos causados pelas chuvas intensas no município.

Na reunião, a Defesa Civil apresentou o Plano de Contingência Municipal, que é um documento que estabelece as ações e responsabilidades dos órgãos envolvidos na resposta aos desastres naturais. O plano também define as áreas com possibilidade de inundação, que são monitoradas por sensores de nível e pluviômetros instalados em pontos estratégicos da cidade.

Além disso, explicou o funcionamento do sistema de alerta, que é acionado quando há risco de enchentes ou deslizamentos. O sistema envia mensagens de texto e de voz para os celulares cadastrados, informando o nível de alerta e as recomendações de segurança. A Defesa Civil também orientou os moradores e comerciantes sobre como se proteger e como agir em casos de emergência.

O coordenador da Defesa Civil, Filipe Delabrida, destacou o trabalho preventivo realizado pelo órgão:

“O nosso objetivo é manter a população em segurança e diminuir os impactos dos eventos adversos do município. Trabalhamos muito para a criação do Plano de Contingência e assegurar um monitoramento qualificado em todo o município”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *