Manifestantes pedem liberação do Carnaval na Praça Tiradentes em Ouro Preto “A praça é do povo”

Por Redação Agito Mais

Ministério Público Federal analisa documentação da Prefeitura.
O Ministério Público Federal analisa documentação da Prefeitura. Foto = reprodução Sylvio Netto
COMPARTLHE:
WhatsApp

O Carnaval na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, ainda não está garantido. Uma manifestação organizada pela Liga das Escolas de Samba e pela Associação dos Barraqueiros ocorreu na noite de terça-feira, 06 de fevereiro, em apoio à realização do evento. Os manifestantes gritaram “Justiça Federal, libera o nosso carnaval” e “A praça é do povo”, esperando uma decisão favorável das autoridades.

Segundo informações do jornalista Sylvio Netto, o impasse se arrasta desde que a Justiça Federal reiterou uma liminar que proíbe eventos na Praça Tiradentes, atendendo à recomendação do Ministério Público Federal (MPF). O MPF alegou que houve um curto-circuito no Museu da Inconfidência, em julho de 2023, durante um evento do Festival de Inverno na praça. Porém, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) negou que tenha havido superaquecimento da rede no centro histórico nos últimos cinco anos.

A Prefeitura de Ouro Preto afirmou que apresentou toda a documentação necessária para a realização do Carnaval, incluindo a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Corpo de Bombeiros sobre o projeto técnico do evento. A Prefeitura disse que tomou todas as medidas de segurança para preservar o patrimônio histórico e a população.

Uma audiência de conciliação entre a Prefeitura, o MPF e a Justiça Federal aconteceu na segunda-feira, 05 de fevereiro, mas não houve uma decisão definitiva. O MPF solicitou um prazo de 48 horas para avaliar a documentação da Prefeitura e manifestar sua posição. A expectativa é que a decisão judicial seja favorável ao pleito da Prefeitura, que já tem a autorização municipal para a montagem da estrutura na Praça Tiradentes.

Os participantes de agremiações carnavalescas, blocos e escolas de samba continuam confiantes na liberação do Carnaval na Praça Tiradentes, que é uma tradição cultural da cidade.

  • Leia mais:

Ouro Preto: MPF proibiu a realização de festas de carnaval na Praça Tiradentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *