Intercâmbio internacional: Itabirito recebe visita de autoridades portuguesas

Por Redação Agito Mais

COMPARTLHE:
WhatsApp

A Prefeitura de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, recebeu nesta terça-feira (6 de fevereiro de 2024) a visita do cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Região Central do Estado, Eurico de Matos, e do conselheiro do Conselho das Comunidades Portuguesas, Marco Antônio Borges. Eles foram recebidos pelo prefeito Orlando Caldeira e por outros representantes do Poder Executivo.

Os visitantes conheceram os símbolos e as honrarias do município, que comemorou o centenário de emancipação político-administrativa em 2023. Eles também assistiram a um vídeo institucional e degustaram produtos artesanais e gastronômicos de Itabirito.

No gabinete do prefeito, eles discutiram ações em benefício do município e da cidade portuguesa de Trancoso, coirmã de Itabirito, nos âmbitos histórico-cultural e educacional:

“Portugal é um país irmão, que tem marcante influência na história do município. Receber a visita do cônsul e do conselheiro nos abre um leque de oportunidades e de parcerias que serão benéficas para ambos”, afirmou o prefeito.

A comitiva também visitou a Praça do Centenário, onde conheceu a Expo Centenário, uma exposição que conta a história de Itabirito por meio de objetos e experiências. O curador da exposição, o jornalista Thelmo Lins, guiou os visitantes pelo Centro Cultural Padre Francisco Xavier:

“A história de Itabirito é bela. Trata-se de um município próspero, acolhedor e que tem muito a oferecer a Portugal. A visita foi valiosa e certamente renderá bons frutos”, elogiou o cônsul.

2 respostas

  1. Bom dia ! Que notícia maravilhosa para o municípios de Itabirito o sonho da minha neta Júlia e passar no Enem e estudar em Portugal glória a Deus!!!

  2. prefeito de Itabirito está de parabéns! Cidade evoluindo as obras está sendo feita educação em Itabirito e um sucesso Deus abençoe a todos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *