Alunos reclamam da falta de pagamento das bolsas e Cetesc de Itabirito emite nota de esclarecimento

Alunos do programa Trilhas reclamam da falta de pagamento por parte da instituição.

Por Redação Agito Mais

Alunos reclamam da falta de pagamento das bolsas e Cetesc de Itabirito emite nota de esclarecimento. Foto da escola
Alunos vem sofrendo com esse problema a dois meses. Foto = reprodução internet
COMPARTLHE:
WhatsApp

Itabirito Mg = Alguns alunos do Centro de Ensino Técnico São Carlos – Cetesc, procuraram a redação do Agito Mais alegando que desde janeiro, eles sofrem com a falta de pagamento das bolsas do programa Trilhas de Futuro.

“Quero fazer uma reclamação sobre a falta de pagamento do Cetesc, estão com muita falta de comprometimento com nós alunos do trilhas, porque não é o primeiro atraso, e falam que vão pagar, e nunca pagam, parte dos alunos precisam do dinheiro pra transporte, pra alimentação e estão tendo que se virar com o dinheiro do próprio bolso. Acredito também, não só eu, que a secretária não está correndo atrás como deveria, porque mandam nós alunos correrem atrás pra ligar lá e cobrar o dinheiro, e eles dizem que é dever da escola ligar pra cobrar. Esperamos que isso se resolva porque estamos esperando dinheiro desde Janeiro e não temos resposta.” – disse uma aluna.

O programa Trilhas de Futuro abona cursos técnicos de forma gratuita e paga a cada estudante, uma bolsa de estudos mensal de R$ 20,00 por dia de aula presencial para os custos do vale-transporte e da alimentação. E pelos alunos estudarem 4 dias por semana, eles deveriam receber uma bolsa de R$ 320,00 mensais.

“Somos estudantes do Cetesc pelo trilhas do futuro, fazemos o curso de enfermagem e tem 2 meses que eles não pagam os alunos, sempre em que pedimos uma informação sobre o pagamento eles falam que ainda não foram repassados para eles, achamos isso uma injustiça pois o dinheiro é pra transporte e alimentação, tem pessoas que nem de Itabirito é e não maioria das vezes faltam do curso pelo motivo de não ter dinheiro de passagem de Cachoeira do Campo a Itabirito.” – relatou outra aluna.

A redação do Agito Mais entrou em contato com o Cetesc para poder entender melhor sobre o que anda acontecendo. Eles nos prepararam uma nota de esclarecimento sobre o caso, confira na íntegra o que foi dito pela instituição.

Nota de Esclarecimento

O Centro de Ensino São Carlos – Cetesc, vem esclarecer notícias que foram divulgadas nas mídias digitais sobre o Programa Trilhas de Futuro oferecido pelo Estado de Minas Gerais.

O Cstesc solidariza com os alunos e entende a situação em que se encontram e compartilha dos mesmos sentimentos, entretanto o Estado de Minas Gerais, não fez os devidos repasses referentes ao auxílio transporte e alimentação neste ano de 2023, alegando que:

“Houve alteração da fonte pagadora para o exercício de 2023, não havendo previsão até o momento”.

O Cetesc tem cobrado insistentemente à Gestora e Fiscalizadora do programa Trilhas de Futuro, junto a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, através de vários ofícios e consultas, porém ainda sem data definida, conforme afirma a Responsável pela Diretoria de Administração e Finanças – DAFI, da Superintendência Regional de Ensino – Ouro Preto, Sra. Rachel Alves Xavier Fortes:

“Esclarecemos que devido a alteração da fonte pagadora, os pagamentos para o ano de 2023 ainda não foram autorizados. Estamos em constantes conversas com a SEE/MG para que a situação se resolva o mais breve possível. Acreditamos que a situação possa ser resolvida ainda essa semana.”

Por essas razões compreendemos a situação de todos os alunos, nos solidarizamos e continuaremos cobrando reiteradamente até a regularização dos pagamentos.

O Cetesc disponibilizou inclusive os telefones da Superintendência Regional de Ensino e dos responsáveis para que os próprios alunos confirmem a situação e conheçam a realidade da situação.

Quanto a outras Instituições de Ensino o Cetesc não tem como afirmar se houve privilégios em detrimento de outras instituições de Ensino Particular.

O Cetesc é uma Instituição de Ensino que há 20 anos atua no setor de formação técnica em nosso município, sempre de forma séria e compromissada com a Educação.

Assim, esperamos ter esclarecido a realidade da situação e continuamos a disposição para outros esclarecimentos que se façam necessários.
Atenciosamente.
CETESC

A partir de novas atualizações sobre o caso, o Agito Mais estará atualizando esta matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *